Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/1/2009 | Atualizado às 18:29
O líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), formalizou há pouco o apoio de sua bancada à candidatura de José Sarney (PMDB-AP) à Presidência da Casa. De acordo com Agripino, os 14 senadores da legenda votarão no peemedebista no próximo dia 2 de fevereiro. “O senador Sarney é o homem para tratar da crise com equilíbrio”, afirmou Agripino.
Em relação ao outro candidato na disputa, Tião Viana (PT-AC), o senador potiguar destacou que não seria salutar para a democracia que um mesmo partido, no caso o PT, comandasse os poderes Executivo e Legislativo. “O senador Sarney não é petista, nem tem alinhamento automático com o Executivo”, argumentou.
Dentre as condições para apoiar Sarney, o DEM pede que seja evitado o excesso de medidas provisórias (MPs); que ocorra o rodízio de relatorias das MPs; e que o prestígio da Casa seja recuperado. Ao contrário dos tucanos, o DEM não exigiu um compromisso formal de que o Senado não analisaria uma eventual proposta de emenda à Constituição (PEC) para possibilitar o terceiro mandato consecutivo ao presidente Lula.
Sem entrar em detalhes sobre quais seriam as preferências do partido, José Agripino reiterou que os cargos na Mesa Diretora e nas comissões da Casa devem ser preenchidos de acordo com o critério da proporcionalidade. “Somos a segunda maior bancada da Casa”, afirmou, ressaltando que qualquer outro critério de preenchimento não seria razoável. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira