Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. STF pede informações sobre suplente de Frank Aguiar

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

STF pede informações sobre suplente de Frank Aguiar

Congresso em Foco

7/1/2009 | Atualizado às 13:46

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, enviou ontem à Câmara dos Deputados um pedido de informações sobre a posse de Dr. Roberto Alves (PTB-SP) no lugar de Frank Aguiar (PTB-SP), que assumiu a vice-prefeitura de São Bernardo do Campo. O ofício foi mandado por conta de um mandado de segurança impetrado pelo ex-governador de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho, que contesta o ato da Mesa Diretora.

No mandado de segurança, Fleury diz ser o primeiro suplente e, portanto, o legítimo representante na Câmara Federal ao cargo de deputado pelo PTB-SP. O ex-governador argumenta que deveria assumir o cargo porque Alves saiu do PTB após as eleições de 2006 e, em outubro de 2007, filiou-se ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). Logo após as eleições municipais do ano passado, o novo deputado voltou ao PTB.

Para Fleury, Alves voltou ao PTB por conta da eleição de Frank Aguiar, o que o colocaria novamente como substituto imediato do partido. Na peça jurídica, o ex-governador lembrou que o Supremo já ratificou a Resolução 22.610/07, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina a perda de cargos eletivos por infidelidade partidária. Para o STF, deputado não é dono do mandato e sim o partido.

No mandado, Fleury pede a concessão de liminar para determinar à presidência da Câmara dos Deputados que não promova a posse de Alves no cargo de deputado. No mérito, requer a procedência do pedido, a fim de determinar a posse de Fleury Filho na vaga deixada por Frank Aguiar. Apesar do envio do pedido de informações, o primeiro suplente do PTB tomou posse ontem (leia mais).

No fim de dezembro passado, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, já havia negado recurso em que Fleury pedia para ser imediatamente declarado primeiro suplente PTB a deputado federal. O ex-governador de São Paulo afirma que perdeu essa condição porque Benedito Roberto Alves Ferreira voltou a se filiar ao partido e atualmente exerce a primeira suplência para o cargo. (Mário Coelho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Deputados pedem cessar-fogo na Faixa de Gaza

CNJ autoriza salários acima do teto para servidores

Manchetes dos jornais de hoje - 7jan2009

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES