Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/12/2008 13:09
A ONG Transparência Internacional (TI) divulgou nesta terça-feira (9), Dia Internacional contra a Corrupção, um estudo que coloca o Brasil nas últimas posições em um ranking de percepção de suborno transnacional.
O documento com o nome de Índice de Pagadores de Suborno cria um ranking no qual ficam nas primeiras posições, os países cujas empresas têm menores índices de corrupção e, em último, os países cujas companhias mais praticam subornos.
O Brasil ficou com 17° lugar, mesma posição ocupada pela Itália. Segundo a ONG, outros três países que formam com o Brasil o chamado grupo dos Bric (Rússia, Índia e China) tiveram classificações piores no ranking. A Rússia aparece como o país cujas empresas mais têm casos de pagamentos de propina no exterior.
Na ponta inversa do ranking estão Bélgica e o Canadá. Os dois países ficaram empatados em primeiro lugar, o que indica que suas empresas se envolvem menos em casos de corrupção, segundo os entrevistados. A pesquisa, de acordo com a Transparência Internacional, teve como base entrevistas com 2.742 empresários de 26 países e analisou a propensão ao pagamento de suborno de empresas dos 22 maiores países exportadores. (Lúcio Lambranho)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora