Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova plebiscito sobre criação de Tapajós

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado aprova plebiscito sobre criação de Tapajós

Congresso em Foco

31/5/2011 8:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis
O Senado aprovou há pouco um substitutivo ao Projeto de Decreto Legislativo 19/1999 que promove consulta à população do Pará sobre a criação do Estado de Tapajós ? o que, considerada a aprovação de outra matéria, em 5 de maio no Plenário da Câmara, poderá dividir em três o território daquele ente da região Norte. Defendida pelo líder do PDT, deputado Giovanni Queiroz (PA), a criação do Estado de Carajás será sugerida em plebiscito nos próximos meses.

Leia mais:
Giovanni: divisão do Pará vai criar pólo Norte-Nordeste

A matéria teve origem em proposição apresentada em 1999 pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Na ocasião, 27 senadores subscreveram a proposta, por exigência regimental, entre eles a ex-senadora Heloísa Helena, o hoje ministro do Tribunal de Contas da União José Jorge Vasconcelos e o único senador cassado da história, Luiz Estevão. Mas o texto recebeu alterações na Câmara, o que implicou retorno à apreciação do Senado.

De volta à Casa de origem, o texto substitutivo foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça. A matéria agora segue para promulgação (a cargo do presidente do Congresso, José Sarney ? PMDB/AP) e, depois de publicada no Diário Oficial da União, tem prazo constitucional de seis meses para ser posta em prática, sob a tutela do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e instrução do Tribunal Superior Eleitoral. Depois de realizada a consulta, a Assembleia Legislativa do Pará deve repassar a decisão para os deputados estaduais, contando-se a partir dessa deliberação três dias úteis para comunicado ao Congresso.

Segundo a proposta de plebiscito aprovada hoje (terça, 31) pelos senadores, em votação simbólica (sem conferência de votos), a criação de Tapajós será resultante da divisão da região oeste do Pará em 27 municípios. A área delimitada para a criação de Tapajós corresponde a 58% do território do Pará, com população estimada em 1,7 milhão de habitantes.

Como os dois projetos de decreto legislativo foram aprovados para intervenções territoriais na mesma unidade federativa, a população paraense deve se manifestar sobre a criação de Carajás no mesmo plebiscito. A reunião das duas proposições na mesma ocasião acabaria por reduzir gastos com as consultas e unificar os procedimentos de divisão.

Por sua vez, a unidade federativa do Carajás, caso seja avalizada pelo povo do Pará, reunirá 39 municípios das regiões do Baixo Amazonas e do Sudoeste Paraense, passando a ser o quarto maior estado brasileiro (25% do Pará), superando Minas Gerais.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Governo trabalha alteração do Código Florestal

Câmara aprova criação da Unasul

Câmara aprova convite de depoimento de Ricardo Texeira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES