Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/5/2011 2:45
Edson Sardinha
O Senado voltou atrás e vai incluir imagens do impeachment do ex-presidente Fernando Collor na exposição sobre os principais fatos do Legislativo desde 1822 no chamado ?túnel do tempo?, corredor que liga o plenário aos gabinetes e às comissões.  A inclusão foi determinada hoje pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após a repercussão no noticiário da omissão do fato histórico. 
Em vídeo divulgado no Blog do Senado, Sarney se eximiu de responsabilidade pelo teor da exposição. Segundo ele, o Senado não tem nada a esconder. 
?Li hoje todo o noticiário nos jornais a respeito da exposição feita pelo Senado no 'túnel do tempo'. Eu não fui curador nem autor dessa exposição, mas, para evitar interpretações equivocadas, acabo de determinar à seção competente do Senado, a sua administração, que faça constar da devida exposição o impeachment do presidente Collor, uma vez que nós não temos nada para esconder nesta Casa?, afirmou.
A concepção da galeria do túnel do tempo é desenvolvida pela Subsecretaria de Projetos Especiais (Supres) do Senado, por meio do setor de criação e marketing. Já a pesquisa de texto ficou a cargo do historiador Pedro Costa. Ontem Sarney classificou o impeachment como ?um acidente que não deveria ter acontecido?.
Novo ?túnel do tempo? omite impeachment de Collor
A nova instalação no corredor que separa o plenário dos gabinetes e comissões deixou de fazer menção à queda de Collor em dezembro de 1992, quando o próprio Senado ratificou a decisão da Câmara e determinou a cassação do mandato presidencial ? a primeira da história do país. Collor é hoje senador pelo PTB de Alagoas. Os painéis instalados anteriormente faziam menção à queda do ex-presidente. 
Segundo a Subsecretaria de Projetos Especiais, a omissão do impeachment evidencia a orientação de destacar os feitos legislativos do Senado. ?A opção dos historiadores foi destacar os fatos marcantes da atividade legislativa?, alegou a Supres, acrescentando que apenas ?a discussão e a aprovação das leis? foram enfocadas na galeria.
Galeria destaca 'atividade legislativa', diz Senado 
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime