Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Neudo Campos condenado a 16 anos de prisão

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Neudo Campos condenado a 16 anos de prisão

Congresso em Foco

28/4/2011 5:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mário Coelho

O ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP) foi condenado pelo juiz Helder Girão Barreto, da 1ª Vara Federal em Boa Vista, a 16 anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF), houve desvio de R$ 70 milhões por meio da contratação de pelo menos 40 funcionários fantasmas no Departamento de Estradas de Rodagem de Roraima (DER) e na Secretaria de Administração Planejamento. Cabe recurso da decisão.

A sentença foi publicada nesta quinta-feira (28) e é resultado de uma ação aberta em 2004, com base em denúncia do MPF, que atribuiu a Neudo o papel de mentor do "Esquema Gafanhotos". Segundo o juiz responsável pelo caso, Neudo, que governou Roraima por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002, abusou do poder que tinha, instituindo "quadrilha com o fim de cometer crimes contra a administração pública". "Interesses políticos motivaram a constituição do esquema criminoso, vez que decorriam de autêntica troca de favores entre Neudo e vários membros do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas Estaduais", disse o juiz na decisão.

Neudo pode recorrer em liberdade da decisão. Ao portal UOL, ele disse que a condenação faz parte de uma articulação para sujar sua imagem. Derrotado nas eleições de 2010, ele foi autor de uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) que resultou na cassação do governador reeleito José de Anchieta Junior (PSDB). Além disso, o pepista também patrocina um recurso contra expedição de diploma do tucano no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Como não conseguem mais defender o Anchieta, querem impedir que eu assuma o Governo do Estado, lutando por uma nova eleição?, disse Neudo.

Justiça ameaça mandato de 38% dos governadores

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o ex-governador atacou o juiz Helder Girão Barreto. "O juiz Helder Girão Barreto é um juiz que insiste em me julgar e me condenar", disparou Neudo. "Ele foi juiz estadual aqui em Roraima, quando eu era governador. E de tanto ele ser parcial contra mim, eu argui a suspeição dele junto ao Tribunal de Justiça. Depois ele se tornou juiz federal. Foi ele quem mandou me prender em 23 de novembro de 2003 nesse mesmo caso. É um juiz que insiste e procura me julgar."

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Padilha: cortes não afetarão saúde

Quase 4 mil doaram ilegalmente nas eleições, diz TSE

CCJ do Senado adia mudança no rito das MPs

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES