Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
2/1/2011 21:06
Edson Sardinha
No seu primeiro dia de trabalho como presidenta, Dilma Rousseff recebeu sete chefes de Estado e de governo. Entre outros assuntos, a presidenta discutiu o apoio do Brasil à entrada de Portugal no Conselho de Segurança da ONU, o leilão para o trem-bala entre Campinas (SP) e Rio de Janeiro, os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, a expansão de um porto cubano e a situação no Oriente Médio.
Em sua estréia à frente da Presidência, Dilma recebeu o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Kim Hwang-Sik, o ex-primeiro-ministro do Japão Taro Aso, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, o vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, o príncipe Felipe de Bourbon, da Espanha, e o presidente do Uruguai, José Mujica.
Dilma chegou ao Planalto por volta das 9h30. O seu primeiro compromisso seria com o presidente venezuelano, Hugo Chávez. Mas ele acabou voltando ainda ontem (1º) à noite para Caracas. As audiências de Dilma com autoridades internacionais se estenderam por toda a manhã.
Nas conversas, a presidenta esteve acompanhada do novo ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, que assumiu oficialmente o cargo neste domingo. À tarde, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, informou que a presidenta deverá visitar ao menos cinco países no primeiro semestre: Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Bulgária. As datas das viagens ainda não estão confirmadas.
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora