Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/1/2011 7:00
Rudolfo Lago
Que a boa estrela de Lula continue brilhando no momento da sua despedida. Ele e a presidenta eleita Dilma Rousseff torcem para que a chuva, que não tem dado trégua nos últimos dias em Brasília, não estrague a festa prevista para a cerimônia de posse, na tarde de hoje (1º) na Esplanada dos Ministérios. A meteorologia prevê um dia de tempo estável, mas com a possibilidade de pancadas de chuva. Se tudo correr bem, a comemoração se iniciará às 14h com o desfile em carro aberto de Dilma, que desfilará ao lado de sua filha, Paula, a bordo do Rolls Royce oficial, da Catedral de Brasília até o prédio do Congresso Nacional, e terminará à noite, com vários shows em palcos distribuídos pela Esplanada de Ministérios, nos quais as principais atrações serão mulheres, como as cantoras Fernanda Takai e Elba Ramalho. Uma homenagem especial a Dilma, a primeira mulher brasileira a chegar à Presidência da República.
O momento histórico do início do governo da primeira mulher presidenta fez com que três governadores resolvessem tomar posse na virada do ano para poderem comparecer à festa de Dilma. Tião Viana, Roseana Sarney e Camilo Capiberibe, governadores, respectivamente, do Acre, do Maranhão e do Amapá, anteciparam suas posses para a 0h de hoje (1º). Outros governadores marcaram suas posses para a manhã, com a mesma intenção de comparecerem à posse de Dilma. Mesmo nomes de oposição, como Geraldo Alckmin (de São Paulo), Beto Richa (do Paraná), Teotônio Vilela (de Alagoas), Marconi Perilo (de Goiás) e Simão Jatene (do Pará) confirmaram presença na posse de Dilma.
Às vésperas da posse, autoridades de 130 países já tinham confirmado presença nas solenidades. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman. Os presidentes do Uruguai, da Costa Rica, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela, da Bolívia e do Paraguai, entre outros, além da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, o príncipe das Astúrias, Felipe da Espanha, e o primeiro-ministro da Coréia do Sul, Chung Un-chan, estarão entre as autoridades estrangeiras na festa em Brasília. Representantes de países africanos e europeus também já enviaram comunicados.
Cinco mulheres
Cinco grandes cantoras brasileiras serão as principais atrações da festa da posse, prevista para começar às 18h30, logo depois de Dilma dar posse a seus ministros e tirar com eles a tradicional foto da equipe. As cantoras são Fernanda Takai, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Mart'nália e Gabi Amarantos. Elas se revesarão no palco principal montado para a festa, chamado de Palco Centro-Oeste, no show batizado de "Cinco Ritmos do Brasil".
Outros shows acontecerão em outros quatro palcos espalhados pela Esplanda, cada um com o nome de uma das regiões do país: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste. Haverá ainda um outro palco, chamado de Palco GDF, que comemorará a posse do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Nesses demais palcos, a festa começa já a partir das 10h, com atrações para as crianças. O custo total da festa foi estimado em R$ 1,5 milhão.
Confira o roteiro da posse de Dilma Rousseff:
13h50 - Dilma sairá da Granja do Torto, que foi sua residência oficial durante o período de transição, e irá até a Catedral de Brasília, onde embarcará no Rolls Royce presidencial. Se o tempo estiver bom, desfilará em carro aberto. Como tem chovido muito em Brasília nos últimos dias, há a possibilidade de que o desfile ocorra no carro com a capota fechada.
14h00 - É o horário previsto para o início do desfile no Rolls Royce. Dilma sairá da Catedral e seguirá no carro até o Congresso Nacional. O carro vai parar em frente à rampa do Congresso. É dali que Dilma entrará no Parlamento para tomar posse.
14h30 - Dilma e seu vice, Michel Temer, farão o juramento de "manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Logo depois de empossada, Dilma fará seu primeiro discurso presidenta do Brasil.
16h30 - Dilma deixará o Congresso e seguirá para o Palácio do Planalto, novamente no Rolls Royce. Na rampa, ela será recebida pelo presidente Lula, e os dois a subirão rumo ao interior do palácio.
16h50 - Dilma receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e demais autoridades que estarão no Palácio do Planalto.
17h15 - No Parlatório, estrutura em frente ao Palácio do Planalto, Dilma receberá de Lula a faixa presidencial. E fará um discurso para o povo reunido na Praça dos Três Poderes, em frente.
18h - Dilma dá posse ao seu Ministério.
18h30 - É feita a foto oficial de Dilma com os seus ministros. É também nesse horário que começará o show de comemoração na Esplanada dos Ministérios.
19h - Começa o coquetel de comemoração da posse no Itamaraty, para convidados da presidenta.
Confira a programação completa da festa da posse:
Palco Região Norte
10 às 11h - Tambor de Couro: Projeto Tambores do Tocantins - Sussa, Catira, Congada e composições tocantinenses
11 às 12h - Danças Tradicionais Macuxi: Mestre Jaci, Dona Bernaldina, Dona Laudisia e Rosilda Macuxi (Tuxauas) - Ritual Maruwai, dança Parixara e dança Tukui (Terra Indígena Raposa Serra do Sol/RR)
12 às 13h - Flor Ribeirinha: Grupo Flor Ribeirinha - Siriri (Cuiabá/MT)
13 às 14h - Cortejo cívico-cultural - Grupo Jabuti-Bumbá - Cordão de Boi (Rio Branco/AC)
Palco Região Sul
10 às 11h - Fandango: Grupo Pés de Ouro - Fandango (Paranaguá/PR)
11 às 12h - Sombrero Rock Show: Sombrero Luminoso - Rock da Fronteira (Porto Alegre/RS)
12 às 13h - Vesselka: Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka - Balé (Prudentópolis/PR)
13 às 14h - Cortejo cívico-cultural - Catumbi: Grupo Catumbi de Guaramirim - Congada Dramática (Itapocu/SC)
Palco Região Sudeste
10 às 11h - Jongo de Piquete, Um Novo Olhar: Grupo Jongo de Piquete - Jongo (Piquete/SP)
11 às 12h - Grupo Brô MC's - Hip Hop Indígena (Reserva Indígena Jaguapiru, Dourados/MS)
12 às 13h - Fidelidade a Brasília: Zé Mulato e Cassiano - Música Caipira (Brasília/DF)
13 às 14h - Cortejo cívico-cultural - Cia. Mambembrincantes (Brasília/DF)
Palco Região Nordeste
10 às 11h - Sabedoria Popular: Si Bobiá a Gente Pimba - Quadrilha (Brasília/DF)
11 às 12h - Boi de Seu Teodoro: Bumba Boi de Seu Teodoro - Boi (Brasília/DF)
12 às 13h - Marafreboi: Orquestra Popular Marafreboi - Frevo (Brasília/DF)
13 às 14h - Cortejo cívico-cultural - Seu Estrelo e o Fuá no Terreiro - Samba Pisado (Brasília/DF)
Palco Centro-Oeste
18h30 às 21h - 'SHOW CINCO RITMOS DO BRASIL' Cantoras convidadas: Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart'nália, Zélia Duncan
Programação infantil (Esplanada dos Ministérios)
10 às 12h - Apresentação de Mamulengos: Mamulengo Sem Fronteiras - Mamulengo (Brasília/DF)
12 às 14h - Bonecos Gigantes e Pernas de Pau: Mamãe Taguá - Circo (Brasília/DF)
Palco GDF (Esplanada dos Ministérios)
13h às 14h - Ciranda Cívica: Cia. Mambembrincantes e todos os grupos convidados - Ciranda
18h30 - Cartão Postal Bomba: G.O.G. - Hip Hop (Brasília/DF)
19h20 - Samba da Vela: Comunidade Samba da Vela - Samba (São Paulo/SP)
20h10 - Ciranda de Ritmos: Lia de Itamaracá - Ciranda, Coco, Frevo e outros (Itamaracá/PE)
21h00 - Célia Porto (Brasília/DF)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora