Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/11/2010 15:08
Renata CamargoApós reunião de bancada, que durou mais de duas horas, reunindo atuais e novos senadores, o líder do PT no Senado, Aloízio Mercadante (SP), afirmou que o partido irá defender a proporcionalidade na escolha dos próximos presidentes da Câmara e do Senado. De acordo com a regra, a legenda com maior número de eleitos indica o presidente de cada Casa. No Senado, a maior bancada será do PMDB, enquanto na Câmara, será o PT.
"Nós não seremos problema na composição do Senado e na construção dos próximos passos de consolidação da base de governabilidade. Nós temos um principio de respeito à proporcionalidade", disse. "Nossa bancada não indica nomes em outras bancadas nem veto a nomes. Mas achamos que, na Câmara, a Presidência deveria ser do PT, que é a maior bancada. Se houver alteração nesse quadro, nós queremos dialogar", completou.
Participaram da reunião 14 senadores petistas da atual e da próxima legislatura, além do presidente do partido, José Eduardo Dutra. Para Dutra, a proporcionalidade também deve ser respeitada. "O ideal é que se retome a tradição que se tinha até a década de 90 de o partido com a maior bancada fique com a presidência, até em respeito ao espírito do regimento", afirmou.
Segundo Mercadante, o PT está costurando alianças dentro do Senado, mas não fará "um bloco maior que a bancada do PMDB". Os petistas já estabeleceram diálogo com o PR, PSB e PCdoB e estão abrindo as negociações com o PRB e com o PDT. Apenas esse último não compõe o grupo de bancada atual do PT. "O bloco é mais para facilitar a vida das bancadas na composição das comissões", declarou.
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime