Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/9/2010 15:03
Renata Camargo
O líder do DEM na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (SC), entrou hoje (14) com representação no Ministério Público Federal pedindo que o órgão investigue as denúncias de tráfico de influência e nepotismo envolvendo a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra. Em reportagem publicada pela revista Veja, no último fim de semana, Erenice tem o nome relacionado a um esquema de lobby e pagamento de propina, envolvendo o seu filho Israel Guerra.
Na representação, o líder do DEM pede que a ministra da Casa Civil seja investigada pelos crimes de concussão, corrupção passiva, prevaricação, tráfico de influência, improbidade administrativa e de responsabilidade. Bornhausen justifica que as denúncias feitas pela reportagem são "de extrema gravidade" e que os fatos "não podem ser simplesmente desprezados".
"Os fatos devem ser encarados como suficientes para, ao menos, justificar a abertura de procedimento investigatório, a fim de averiguar a existência de referido esquema de lobby instaurado e mantido no âmbito da Casa Civil", diz o líder do DEM no documento.
Na tarde de ontem (13), o vice-líder do PSDB Alvaro Dias (PR) protocolou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) um requerimento de convocação para que a ministra Erenice Guerra preste esclarecimento sobre as denúncias. Na justificativa do requerimento, Alvaro Dias afirma que a reação de Erenice antes às acusações foi "pífia" e "limitou-se a uma nota oficial, destinada antes a ofender a revista e os autores da matéria, do que a prestar os esclarecimentos necessários".
Veja a representação na íntegra
Ministra diz que reportagem sobre propina é mentirosa
Assessor da Casa Civil deixa o cargo
Marina pede "investigação imediata" de denúncia contra ministra
Denúncia na Casa Civil entra na agenda de PSDB e PT
Dilma afirma que adversários procuram "bala de prata"
Serra diz que Casa Civil virou "centro de maracutaia"
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus