Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/3/2010 21:12
Rodolfo Torres
A Câmara aprovou nesta terça-feira (23) o texto base da Medida Provisória 472/09, que dá incentivos fiscais de R$ 3 bilhões para diversos setores da economia. Por acordo entre líderes, os destaques da matéria serão analisados amanhã.
Além de conceder a redução de impostos para que refinarias e indústrias petroquímicas sejam construídas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; a MP também alivia a incidência tributária em materiais de construção e bens de informática que não tenham similares no mercado nacional.
Contudo, a medida também atua em outras áreas: cria o programa Um Computador por Aluno e o regime especial de aquisição de computadores para uso educacional; ajusta o Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Moções
Deputados também aprovaram duas moções relacionadas a Cuba. A primeira, de autoria do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), expressa "apoio irrestrito e solidariedade" da Casa aos presos políticos de Cuba.
Eis a moção de apoio e solidariedade: "A Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil vem manifestar moção de irrestrito apoio e solidariedade aos presos políticos que, em Cuba, lutam por liberdade e democracia naquele país".
A segunda moção, de autoria da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), é contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha. De acordo com essa moção, a Câmara "em defesa dos direitos humanos, manifesta seu apoio e solidariedade a Cuba e contra o bloqueio econômico norte-americano".
O texto ainda declara apoio a cinco jovens cubanos "presos nos Estados Unidos há mais de dez anos". Em outro ponto, pede o fim das prisões na base militar americana de Guantânamo, localizada em Cuba, bem como sua devolução ao território cubano.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira