Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Pobre é bom pra ver em filme", ironiza Lula

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Pobre é bom pra ver em filme", ironiza Lula

Congresso em Foco

23/12/2009 15:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Edson Sardinha
O presidente Lula assinou hoje (23), em São Paulo, uma medida provisória (MP) que institui crédito do Imposto sobre Produtos (IPI) para a indústria que comprar matéria-prima reciclada de cooperativas de catadores. Durante encontro de confraternização de Natal com catadores de papel e moradores de rua da capital paulista, Lula disse que o incentivo fiscal tem como objetivo estimular a cadeia de reciclagem e as cooperativas.

No mesmo evento, Lula também anunciou a compra de 25 imóveis vazios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por R$ 20 milhões que serão destinados à população de baixa renda. Segundo o presidente, o problema da moradia nos grandes centros é político e reflete a resistência de parte da sociedade à convivência com as pessoas mais pobres.

"Todo mundo quer feira, mas não na porta de casa. Todo mundo quer ponto de ônibus, mas não na porta de casa", discursou. "Pobre é bom para ver em filme", acrescentou, em tom irônico.

O presidente pediu aos movimentos sociais que encaminhassem a ele suas principais reivindicações para que o governo possa executar as ações necessárias ainda em 2010. "Queria que a gente preparasse as necessidades habitacionais para a população de rua ainda este ano. Quando eu vier aqui em dezembro do ano que vem, eu serei rei posto. Já terá outra pessoa eleita e rei posto não faz promessa", declarou.

É o sétimo ano consecutivo que Lula participa da confraternização natalina com os catadores de lixo. O evento é promovido pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua e pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Pastoral de Rua e a Prefeitura de SP, entre outros.

No encontro, Lula também assinou decreto que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, que estabelece um comitê interministerial, formado por 18 representantes, para monitorar a situação desses moradores em todo o país.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Lula reajusta aposentadoria em 6,14%

Congresso encerra ano legislativo após votação do orçamento

Nos jornais: governo dá aumento de 6,15% a aposentados

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES