Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
11/12/2009 19:38
Rodolfo Torres
Em recado direto ao presidente Lula, o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), afirmou nesta sexta-feira (11) que caberá apenas aos peemedebistas decidir o nome do partido para, eventualmente, ser vice na chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rouseff (PT), ao Planalto.
Ontem, em discurso no Maranhão, Lula defendeu que o PMDB apresentasse uma lista com três nomes para que o PT decidisse quem deveria ser o candidato a vice-presidente.
"A declaração do presidente Lula, com todo respeito, não bate à porta do PMDB. Ela fica nesses, ainda, imprevisíveis caminhos que levarão à eleição presidencial", afirma Henrique por meio de nota.
"É o debate, é a decisão democrática e soberana da convenção nacional que escolherá, se for aprovada a aliança, o seu único candidato à vice-presidente da República. Essa prerrogativa, esse direito, por favor, ninguém tente restringir", complementou.
A convenção do PMDB que decidirá se o partido vai lançar candidato próprio à sucessão presidencial, ou se apoiará alguma candidatura, será em junho do próximo ano. Um dos nomes mais cotados para ser vice de Dilma é o do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
Confira a íntegra da nota
Nota à imprensa
A declaração do presidente Lula, com todo respeito, não bate à porta do PMDB. Ela fica nesses, ainda, imprevisíveis caminhos que levarão à eleição presidencial. Sabemos haver um pré-compromisso entre o PT e o PMDB, atendendo a um apelo do presidente da República, para estarmos juntos em 2010.
O PT já definiu sua candidata à presidência. Sues critérios e discussões internas merecem o respeito, a lealdade e a confiança do PMDB. Mas a recíproca tem, e terá, que ser absolutamente verdadeira. E o nosso partido sequer admite pensar diferente. O "correto" para o PMDB é o que o PMDB entende ser o correto.
É o debate, é a decisão democrática e soberana da convenção nacional que escolherá, se for aprovada a aliança, o seu único candidato a vice-presidente da República. Essa prerrogativa, esse direito, por favor, ninguém tente restringir. Em respeito ao PMDB.
E aproveito, também, para mais uma vez reafirmar, em qualquer direção, o nosso compromisso maior com as nossas bases, lideranças estaduais e municipais - o grande patrimônio do PMDB.
Deputado Henrique Eduardo Alves (RN)
Líder do PMDB
Brasília, 11 de dezembro de 2009
Temas
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil