Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/11/2009 7:47
Edson Sardinha
O ex-senador José Eduardo Dutra saiu na frente na disputa pela presidência do PT. Até as 3h, quando haviam sido apurados 9,85% dos votos, o ex-presidente da Petrobras liderava a corrida eleitoral com 54,5% da preferência dos votantes.
Integrante da corrente "Construindo um novo Brasil", do presidente Lula, Dutra tem o apoio do atual comandante do partido, Ricardo Berzoini, do ex-ministro José Dirceu, que faz parte de sua chapa, e dos líderes da bancada na Câmara e no Congresso.
O deputado José Eduardo Cardozo (SP), da tendência "Mensagem ao partido", aparecia com 21,8% dos votos, seguido pela também deputada Iriny Lopes (ES), da "Esquerda Socialista", com 12,6%.
Leia ainda:
Dilma: retorno de envolvidos no mensalão é "natural"
Lula critica racha na base para eleições de 2010
Em quarto lugar, estava o candidato Geraldo Magela, do "Movimento PT", com 9,6% dos votos. Markus Sokol, da tendência "Terra, Trabalho e Soberania", vinha em seguida, com 0,9%. Serge Goulart, da "Esquerda Marxista", tinha 0,6% dos votos.
Só haverá segundo turno na eleição do PT caso o candidato mais votado não obtenha mais da metade dos votos válidos. O novo presidente do partido terá a missão de conduzir a legenda na primeira eleição presidencial em que o candidato não será Lula. As alianças em torno da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, dividem os petistas (leia mais).
O que pensam os candidatos à presidência do PT:
Dutra tenta aglutinar governistas em torno de Dilma
Cardozo aponta eleição de Dilma como grande tarefa
Magela: "Coalizão de Lula não pode enfraquecer PT"
Iriny: "PT precisa mudar profundamente"
Temas
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora