Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Defender inspeção de obras no TSE será "fácil", diz advogado-geral da ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Defender inspeção de obras no TSE será "fácil", diz advogado-geral da União

Congresso em Foco

26/10/2009 19:42

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37045" align="alignleft" width="300" caption="Inaugurar e fiscalizar obras do Velho Chico não teve conteúdo eleitoral, diz Luís Adams"]Inaugurar e fiscalizar obras do Velho Chico não teve conteúdo eleitoral, diz Luís Adams[/caption]

Rodolfo Torres

O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, afirmou nesta segunda-feira (26) que a defesa do governo será “fácil” em eventuais representações da oposição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na semana passada, os oposicionistas entraram com uma representação na corte eleitoral contra a viagem do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, às obras de transposição do Rio São Francisco. (leia mais)

“Não há nenhum momento em que a atuação tenha sido sem causa administrativa. A inauguração e a fiscalização de obras são um evento administrativo, não vejo nenhum conteúdo eleitoral nesse processo”, afirmou o advogado-geral da União, segundo a Agência Brasil.

“Não é possível colocar o presidente numa redoma, ele tem uma exposição natural, seja ele ou a ministra Dilma Rousseff, que tem ação como coordenadora do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], ou outros ministros”, complementou.

Conforme ressaltou, o “acompanhamento direto das obras que são estratégicas” é uma característica do atual governo. “Uma coisa é inaugurar uma obra que sequer existe. Não é o caso. Todo agente público tem exposição política, pública, participa de eventos. Todos os governadores de situação e de oposição participam de eventos, inauguram suas obras”, argumentou.

Contudo, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, avalia que a vistoria às obras de transposição do São Francisco corre o risco de ser confundida com um “vale-tudo” eleitoral. "Como vimos na mídia, houve sorteio, entrega, festas, cantores. Isso é o modo de se fiscalizar tecnicamente uma obra?", questionou o ministro.

Luís Inácio Lucena Adams assumiu o cargo que pertencia a José Antônio Dias Toffoli, que tomou posse como ministro do STF na semana passada.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

eleições 2010

Temas

Reportagem País

LEIA MAIS

Maluf tentará reeleição; Russomano, o governo de SP

Lei autoriza cortes de repasses ao MST, diz Gilmar Mendes

Denúncia leva ao fechamento da Fundação José Sarney

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES