Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Denúncia leva ao fechamento da Fundação José Sarney

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Denúncia leva ao fechamento da Fundação José Sarney

Congresso em Foco

26/10/2009 16:29

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37043" align="alignleft" width="300" caption="Busto de Sarney na fundação: 'Maranhão, minha terra, minha paixão'"]Busto de Sarney na fundação: 'Maranhão, minha terra, minha paixão'[/caption]

O conselho curador da Fundação José Sarney anunciou oficialmente o fechamento da entidade, que abriga um acervo relativo à época em que seu patrono, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), exerceu a Presidência da República. Alvo de investigação no Ministério Público por suspeita de desvio de verbas públicas - o que levou a processo por quebra de decoro aberto contra Sarney no Conselho de Ética da Casa -, a fundação funcionava em um prédio público no Maranhão, o antigo Convento das Mercês, do século XVII.

A informação extra-oficial é que os patrocinadores retiraram os repasses depois de a imprensa ter noticiado as suspeitas de irregularidade que abalaram a fundação - e quase levaram Sarney à cassação de mandato. A assessoria de Sarney confirmou ao Congresso em Foco que o senador atribuiu o fechamento às recentes denúncias contra a fundação, e negou intervenção pessoal. Segundo a assessoria, as "muitas denúncias" fizeram com que os patrocinadores ficassem "sem querer apoiar a fundação".

Em reportagem publicada em 9 de julho, o jornal O Estado de S. Paulo informa que a fundação desviou, em 2005, para empresas fantasmas e da própria família de Sarney verbas de patrocínio da Petrobras, em tese destinadas a um projeto cultural "que nunca saiu do papel".

Segundo a reportagem, "do total de R$ 1,3 milhão repassado pela estatal, pelo menos R$ 500 mil foram parar em contas de empresas prestadoras de serviço com endereços fictícios em São Luís (MA) e até em uma conta paralela que nada tem a ver com o projeto".

A notícia levou (leia aqui e aqui) à abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra Sarney no Conselho de Ética. Na ocasião, opositores do peemedebista alegaram que o senador mentiu ao dizer que, como não partipava das decisões administrativas da fundação, não poderia ser culpado por eventuais irregularidades. Os acusadores argumentaram que a informação era falsa, e apresentaram fotos em que Sarney aparece assinando convênios e acordos pela entidade. 

O Congresso em Foco tentou contato com a fundação às 15h40 desta segunda-feira (26), mas a única funcionária presente - uma telefonista - informou que não havia ninguém da direção no momento, e que nova ligação fosse feita às 17h.

O prédio mantém acervos museológico, bibliográfico, textual e audiovisual referentes à gestão Sarney na Presidência, bem como passagens de sua biografia. No site da fundação, que ainda não saiu do ar, o texto de apresentação diz que "todo o acervo passou a contar com a assistência de técnicos das principais instituições brasileiras que tratam de acervos documentais".

"Desde o início, [a fundação] manteve-se fiel aos seus objetivos iniciais, quais sejam promover a guarda, preservação, organização, pesquisa e divulgação de seus acervos documentais", diz trecho do texto introdutório.

Leia também: Senado veicula documento de defesa a Sarney intitulado "A verdade"

Efeito notícia

O senador José Nery (PSol-PA), autor de duas das representações contra Sarney no Conselho de Ética do Senado, considerou o fechamento da fundação "estranho". "Se não tivesse havido essas denúncias, talvez o conselho curador não chegasse a esta decisão", disse Nery ao Congresso em Foco.

Segundo Nery, a fundação era apresentada como se tivesse uma "trajetória sólida". "Se as denúncias de fato enfraqueceram a fundação, com certeza ela não tinha sustentabilidade para se manter sem a influência de Sarney", concluiu o senador paraense.

Leia mais:
Psol contesta arquivamento de ações contra Sarney
Mesa rejeita recurso do Psol contra arquivamento de ações sobre Sarney
Sarney diz não sentir culpa e reafirma que não sai

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Entidades querem indicar relator para projeto "ficha limpa"

Múcio nega participação de deputados do PTB no mensalão

Lula diz que Brasil será quinta economia mundial em seis anos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES