Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Ambientalistas recorrem a Temer contra ruralistas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Ambientalistas recorrem a Temer contra ruralistas

Congresso em Foco

6/10/2009 16:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Renata Camargo

Nova divergência entre ambientalistas e ruralistas adiou pela terceira vez, nesta terça-feira (6), a reunião de escolha dos dirigentes da comissão especial sobre as mudanças no Código Florestal brasileiro na Câmara. Em manobra regimental, o líder do Psol na Câmara, Ivan Valente (SP), apresentou uma questão de ordem para que a Mesa Diretora da Câmara reveja a composição do colegiado.

Valente argumenta que os integrantes da comissão especial não representam todas as comissões responsáveis por debater projetos sobre mudanças no Código Florestal nem apresentam o equilíbrio necessário para a discussão do tema. Antes da reunião, o líder do PV, deputado Edson Duarte (BA), já havia apresentado questão de ordem semelhante no plenário, pedindo ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que reveja a composição da comissão.

"A indicação dos membros não obedeceu ao regimento, que diz que pelo menos metade dos membros titulares da comissão especial será composta por membros titulares das comissões permanentes. Queremos alterar a composição para que tenha mais equilíbrio", disse Edson Duarte ao Congresso em Foco.

Veja a composição da comissão especial

Os ambientalistas afirmam que os ruralistas estão usando a comissão especial para tentar derrubar restrições ambientais nas propriedades rurais privadas. O grupo foi criado a pedido do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que articulou para que a comissão fosse integrada basicamente com parlamentares da bancada ruralista.

Os atritos maiores tiveram início quando Colatto apresentou, na semana passada, a chapa única para concorrer à direção da comissão. A chapa teria apenas o deputado Sarney Filho (PV-MA) como representante dos ambientalistas. O parlamentar maranhense ocuparia o cargo de 2º vice-presidente, espaço considerado pouco expressivo.

"O problema é que não há conversa. Não dá para dialogar com a bancada ruralista, que está com a firme proposição de revogar parte da legislação ambiental e reduzir as áreas preservadas. Queremos sentar e discutir com os líderes a indicação de um relator que não tenha uma posição radical contra a atual legislação ambiental", considerou o líder do PV.

Segundo Edson Duarte, só haverá diálogo se os ruralistas cederem o cargo de presidente ou de relator para um nome de consenso entre os dois grupos. Os ruralistas chegaram a propor o nome do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Mas, segundo o líder do PV, Aldo já demonstrou que "não tem posição equilibrada para ser representante dos ambientalistas".

Bate-boca marca reunião sobre mudanças no Código Florestal

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Código Florestal

Temas

Reportagem Meio Ambiente

LEIA MAIS

ENERGIA RENOVÁVEL

Governo impõe uso de energia limpa nova em projetos de exportação

Meio ambiente

Fundo Amazônia financiará combate a incêndios no Cerrado e Pantanal

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SUPREMO

Condenação de Zambelli expõe dissidência de Nunes e Mendonça

2

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Eduardo não quebrou o decoro, diz presidente do Conselho de Ética

3

Reforma Administrativa

Hugo Motta convoca debate sobre reforma administrativa

4

Tentativa de Golpe

1ª Turma do STF começa a julgar Bolsonaro na próxima semana

5

PRISÃO DOMICILIAR

PGR pede reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar fuga

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES