Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manifestantes continuam protestos contra golpe em Honduras

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manifestantes continuam protestos contra golpe em Honduras

Congresso em Foco

6/7/2009 15:38

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lúcio Lambranho

Uma marcha em favor do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, partiu no início da tarde desta segunda-feira (6) da Universidade Pedagógica Nacional em direção a Casa Presidencial, na capital Tegucigalpa.

Segundo informações do jornal El Tiempo de Honduras, os manifestantes se deslocam em um marcha pacífica, mas querem o fim do golpe de estado. “É uma  marcha 100% pacífica, de resistência popular contra os golpistas”, disse ao jornal Juan Barahona, coodenador do Bloco Popular, uma das entidades envolvidas com o protesto.

Pelos menos duas pessoas teriam sido mortas ontem em confrontos com a polícia ontem quando o governo impediu o desembarque de Zelaya no aeroporto Toncontín, na capital hondurenha (leia mais).

Logo pela manhã de hoje, o governo fechou o aeroporto da capital para operações comerciais e colocou aviões na pista para impedir novas tentativas de desembraque como a de ontem feita por Zelaya. Segundo as autoridades da Aeronáutica hondurenha, a medida só vale para Tegucigalpa, já que outros aeroportos da cidades de San Pedro Sula, La Ceiba e Roatán continuam funcionando normalmente.

Cerca de 820 pessoas foram detidas em Tegucigalpa e em duas cidades vizinhas por desrespeitarem o toque de recolher decretado na semana passada em virtude da crise política. Segundo a BBC Brasil, o porta-voz da Polícia hondurenha, Germán Rivera, disse que as detenções aconteceram nos últimos dias e que a maioria das pessoas foi solta.
 
Moções de repúdio

Na última quinta-feira, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou uma moção de repúdio ao golpe em Honduras. Um documento igual está na pauta da reunião desta quarta-feira (8) da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. A moção de repúdio foi sugerida pelo presidente da comissão, deputado Severiano Alves (PDT-BA). Aprovas nas comissões os dois documentos devem ser encaminhados ao Ministério da Relações Exteriores.

O chanceler, ministro Celso Amorim, afirmou, nesta segunda-feira que “a situação dos golpistas em Honduras é insustentável”. “Será muito difícil para eles se manterem no poder, porque são muito dependentes da ajuda externa”, disse Amorim que acompanhou o presidente Lula em uma visita a Paris.

“Honduras é muito dependente da ajuda dos Estados Unidos, do Banco Mundial e de petróleo. Esse novo governo não tem possibilidade de durar dois ou três meses”, disse o chanceler durante entrevista coletiva na capital francesa.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Alencar deixa hospital e relata avanço contra câncer

Antes de reunião do G8, Lula cobra de países ricos decisões econômicas

MPF entra com ação contra agência de Duda Mendonça

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES