Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/6/2009 21:42
Fábio Góis
A Mesa Diretora do Senado chegou nesta quarta-feira (3) a uma interpretação regimental por meio da qual declara não ser sua prerrogativa analisar a questão de ordem apresentada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), a favor da recondução de Inácio Arruda (PCdoB-CE) à relatoria da CPI das ONGs. Hoje (3), depois de anunciado o acordo para o adiamento da instalação da CPI da Petrobras, ficou acertado que o plenário da comissão que investiga as organizações não governamentais é que deve fazer a escolha do novo relator.
Presidente em exercício do Senado (José Sarney, PMDB-AP, pediu licença por dez dias para acompanhar o tratamento de saúde da filha Roseana, governadora do Maranhão), o vice-presidente da Mesa, Marconi Perillo (PSDB-GO), ainda não se pronunciou sobre a questão de ordem - fato que levou à antecipação de técnicos do colegiado.
Na semana passada, o presidente da CPI das ONGs, Heráclito Fortes (DEM-PI), indicou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), para o posto, após Inácio ter sido incluído entre os titulares da CPI da Petrobras (leia). O regimento do Senado impede esse acúmulo.
A providência de Heráclito - uma resposta ao amplo domínio governista na CPI da Petrobras - irritou os senadores da base, como demonstrou o esvaziamento da sessão que teria instalado a CPI, nesta terça-feira (2). Sem quorum, a Mesa não pode proceder o rito de instalação do colegiado.
Leia mais: Governo quer relatoria da CPI das ONGs para iniciar CPI da Petrobras
A reunião que deve escolher o novo relator da CPI das ONGs está agendada para a próxima terça-feira (9). Com sete dos 11 membros titulares da comissão, a base aliada não terá problemas em escolher novo nome governista - e, consequentemente, destituir Arthur Virgílio - para ocupar o posto. Como foi indicado como titular para a CPI da Petrobras, Inácio Arruda deve ser conduzido à fração de suplentes da base.
Leia também:
PSDB ameaça ir ao Supremo para fazer CPI funcionar
Múcio nega manobra da base contra CPI da Petrobras
Temas
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
Reforma Tributária
Regulamentação da reforma tributária deve ser votada esta semana
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição