Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Polícia do Senado abre inquérito para apurar violação de direitos ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Polícia do Senado abre inquérito para apurar violação de direitos autorais

Congresso em Foco

3/6/2009 20:23

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

A Polícia Legislativo do Senado informou há pouco que foi aberto nesta quarta-feira (3) um inquérito para apurar quem colocou centenas de arquivos de filmes, músicas e jogos eletrônicos na rede interna da Casa. A medida, solicitada pela Secretaria Especial de Informática (Prodasen) da instituição, foi uma resposta à publicação de reportagem deste site, veiculada ontem (2) com exclusividade, segundo a qual parlamentares, servidores e usuários tinham acesso livre e gratuito a obras como Ensaio sobre a cegueira e Meu nome não é Johnny e discos de bandas como Pink Floyd e Black Eyed Peas.

Leia: Senado dribla direito autoral via internet

O diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, disse ao Congresso em Foco que ficou sabendo da divulgação não autorizada de produtos culturais por meio do diretor-adjunto do Prodasen, Deomar Rosado, que enviou nesta quarta-feira uma nota ao órgão policial, e por meio da reportagem. 

Por não ter ainda elementos sobre o caso, Pedro ressaltou que não poderia falar a respeito de um eventual crime cometido no âmbito do Prodasen, que é a secretaria responsável pelo sistema de informática do Senado, em uma rede que atende a mais de dez mil usuários diariamente, segundo informações do próprio órgão. O policial afirmou que, a partir da abertura formal do inquérito, as investigações começam imediatamente. O prazo inicial para a conclusão dos trabalhos é de 30 dias, prorrogáveis de acordo com a situação das investigações, sem limite de tempo.

O diretor da polícia legislativa disse ainda que, caso seja constatado um caso de ingerência funcional, será remetida à Diretoria-Geral da Casa uma denúncia que pode resultar em processo administrativo disciplinar contra o autor, ou autores, do procedimento. "Se for caracterizado um crime, nós vamos encaminhar o caso para a Justiça", destacou Pedro, referindo-se aos delitos de violação de direito autoral e facilitação da prática da pirataria.

Como demonstrou a reportagem, qualquer pessoa com senha de acesso aos computadores funcionais do Senado poderia chegar facilmente aos arquivos com o material artístico. Isso quer dizer que os recursos permitiam não só o usufruto do entretenimento virtual, mas também a cópia dos produtos culturais ou lúdicos, prática que viola direitos autorais.

Ontem (2), depois da publicação da matéria, o Senado retirou da rede interna de computadores os centenas de arquivos que permitiam a qualquer servidor com senha da rede usufruir e até copiar o produto artístico. Deomar Rosado adiantou à reportagem que solicitaria investigação na polícia legislativa, e emitiu nota ao site por meio da qual exime o Prodasen da responsabilidade pela aplicação e alimentação dos arquivos.

"Estamos elaborando uma série de normas para evitar que isso volte a acontecer", assegurou o diretor-adjunto, que está à frente de uma estrutura que movimentou, em 2008, um orçamento de R$ 232,1 milhões. Entre outros encargos, para operar e manter 5.712 computadores "desktop" (de mesa) e 275 notebooks ou laptops ("portáteis").

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova liberação de R$ 300 milhões para municípios em calamidade

Acordo adia instalação da CPI para a próxima semana

Marina Silva pedirá veto presidencial à MP da Amazônia

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES