Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Moraes anula votação da Câmara e determina cassação de Zambelli

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Judiciário

Moraes anula votação da Câmara e determina cassação de Zambelli

Decisão do ministro do STF ressalta que a perda de mandato em caso de condenação é autoridade do Supremo.

Congresso em Foco

11/12/2025 | Atualizado às 20:04

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro do STF Alexandre de Moraes decretou nesta quinta-feira (11) a perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão anula a deliberação da Câmara dos Deputados que manteve o mandato parlamentar.

Moraes ordenou a cassação imediata do mandato e determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), dê posse ao suplente em até 48 horas.

Por solicitação feita por Moraes ao ministro Flávio Dino, que preside o colegiado, a 1ª Turma deve se reunir em plenário virtual para confirmar a cassação.

Competência

Na decisão, Moraes destacou que é "ao Supremo Tribunal Federal que compete a aplicação das penas cominadas em lei, em caso de condenação. A perda do mandato eletivo é uma pena acessória da pena principal". O ministro salientou que à Mesa Diretora cabe somente executar a decisão da Corte, o que torna a votação de ontem uma violação constitucional.

"Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente declarar a perda de mandato."

A medida decorre da condenação definitiva de Zambelli a 10 anos de reclusão em regime inicialmente fechado, além de multa, pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e falsidade ideológica, praticados em concurso material. O trânsito em julgado ocorreu em 7 de junho de 2025. O STF ainda aguarda a extradição.

Moraes é relator do processo.

Moraes é relator do processo.Luiz Silveira/STF

O ministro citou precedentes como os casos do "mensalão", de Ivo Cassol e de Paulo Maluf, reafirmando que, diante de pena a ser iniciada em regime fechado por período superior ao restante do mandato, a perda do cargo deixa de ser uma escolha política da Casa Legislativa e passa a ser consequência direta e inexorável da condenação.

Moraes afirmou ainda que a tentativa da Câmara de reverter o efeito automático da sentença afrontou os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de configurar "claro desvio de finalidade".

Decisão da Câmara

O placar da votação foi de 227 votos a favor da cassação, 110 contrários e 10 abstenções, número insuficiente para atingir os 257 votos exigidos pela Constituição. Sem alcançar a maioria necessária, o processo contra a deputada foi arquivado.

A representação enviada à Câmara pela Mesa Diretora baseou-se na interpretação da 1ª Turma do STF, que indicava que caberia à Mesa declarar automaticamente a perda do mandato. No entanto, a Câmara reiterou sua jurisprudência interna, que prevê análise pela CCJ e decisão final do Plenário.

Leia íntegra da decisão.

Processo: EP 149

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Carla Zambelli Judiciário Alexandre de Moraes STF

LEIA MAIS

CONGRESSO

Lindbergh aciona o STF e pede cassação imediata de Zambelli

JUDICIÁRIO

Moraes determina perícia sobre quadro de saúde de Bolsonaro

DEPUTADA PRESA

Mais de 100 deputados se ausentaram de votação que manteve Zambelli

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TENTATIVA DE GOLPE

Câmara aprova redução de pena para Bolsonaro e outros condenados

2

redução de penas

Veja como cada deputado votou no PL da Dosimetria

3

SEGURANÇA

Veja íntegra do parecer da PEC da Segurança Pública

4

SEGURANÇA

Guardas municipais criticam texto da PEC da Segurança Pública

5

Câmara dos Deputados

PL destitui vice-líder após voto favorável a Glauber Braga

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES