Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado deve ouvir ex-diretores em audiência pública

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Senado deve ouvir ex-diretores em audiência pública

Congresso em Foco

6/5/2009 1:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Góis

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), apresentou nesta terça-feira (5) à Mesa Diretora da Casa um requerimento de convocação para depoimento, em audiência pública, do ex-diretor-geral Agaciel Maia e do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi. De acordo com o documento, ambos devem prestar esclarecimentos "sobre os graves indícios da prática de crimes contra a administração pública publicados pela revista Época nas edições de nº 571 e 572".

Edição desta semana da revista Época (leia) mostra que Zoghbi e Denise garantem existir um amplo esquema de corrupção - cujo mentor seria o ex-diretor-geral Agaciel Maia - que controla as compras, contratações e licitações do Senado. Segundo o casal, Agaciel seria sócio em todas as empresas terceirizadas que firmaram contratos com a Casa nos últimos anos, com a anuência do corregedor, Romeu Tuma (PTB-SP), e do ex-primeiro-secretário, Efraim (DEM-PB).
 
A mesma revista já havia publicado que Zoghbi pôs em nome da ex-babá de seus filhos, Maria Izabel Gomes, 83 anos, três empresas de fachada que teriam recebido R$ 3 milhões de instituições financeiras autorizadas a operar empréstimos consignados para servidores do Senado (leia).

Zoghbi é investigado por ocupação irregular de propriedade do Senado, em sindicância aberta no dia 27 de maio - dono de uma casa de 776 metros quadrados de área construída em bairro nobre de Brasília, ele abdicou do direito a apartamento funcional e repassou a familiares o uso do imóvel. Além da sindicância, o ex-diretor é alvo de inquérito policial interno cuja abertura foi anunciada no dia 29 de abril.

Todos na sabatina

Em plenário, Virgílio recorreu ao artigo 112 do regimento interno do Senado para solicitar a presença de todos os senadores na audiência pública. "Estamos propondo a convocação dos dois funcionários, (...) com a clara obrigação moral, a meu ver, de todos os líderes de bancada comparecerem a esta reunião", disse o tucano, acrescentando que os senadores que comparecessem à audiência poderiam fazer "todas as perguntas que pudessem ser feitas aos dois funcionários acusados".

Para Virgílio, o pedido de depoimento é "um caminho" a ser seguido no sentido de moralizar a instituição. "Não é tolerável que nós tenhamos o senhor Agaciel Maia, ou o senhor Zoghbi, ou quem mais seja, enodoando a imagem do Legislativo brasileiro."

Após o pronunciamento de Virgílio, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), demonstrou apoio à ideia do depoimento em audiência pública, e disse que levaria o requerimento à votação entre os membros da Mesa Diretora, na próxima quinta-feira (7). "É muito justo que vossa excelência faça esse requerimento, que teremos absoluta necessidade e mesmo dever de atender. Levarei à Mesa Diretora na quinta-feira para marcarmos a data em que isso deverá ocorrer com a presença de todos os Senadores", assentiu Sarney, dirigindo-se ao senador tucano.

Leia também:

Senado: ex-diretor investigado pode se aposentar

Senado quer MP em investigação sobre empréstimos

Senado registra ocorrência sobre participação de senadores em esquema

Polícia do Senado quer ouvir Tuma, Efraim e Agaciel

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

OAB e magistrados entregam a Temer manifesto contra a PEC dos Precatórios

Deputados aprovam divulgação obrigatória de despesas públicas na internet

Eros Grau renuncia ao cargo de ministro do TSE

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Projeto de lei

Zucco quer proibir artistas de promover ou criticar autoridades

2

EM RESPOSTA AO SUPREMO

Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF

3

segurança

Deputados propõem proibição de assentos verticais em aviões no Brasil

4

NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro

5

ALEXANDRE PADILHA

Ministro da Saúde socorre passageira que desmaiou em avião

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES