Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/5/2009 13:20
Fábio Góis
Cerca de 60 organizações da sociedade civil entregam hoje (5) à 2ª vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko (PT-MT), um manifesto pela aprovação do Projeto de Lei 180/08, que dispõe sobre o sistema de cotas para universidades e instituições de ensino técnico e médio. Serys é a relatora da matéria, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.
Na próxima quarta-feira (6), o PL 180/08 será apreciado em reunião da CCJ marcada para as 10h. Em suma, o projeto estabelece uma política de cotas para as instituições de ensino pré-definidas, reservando a estudantes originários da escola pública 50% das vagas em universidades federais e estaduais, ensino médio e cursos tecnológicos públicos, de acordo com a proporção de negros, pardos e indígenas de cada estado.
As entidades, que dão viés anti-racismo ao manifesto, defendem que a aprovação do projeto seria uma maneira de ampliar aos estudantes que se enquadram na condição de cotistas o acesso ao ensino superior público, desde que respeitada a proporção populacional em cada estado.
Caso seja aprovada na CCJ, a matéria segue para a apreciação em plenário. Se a aprovação se der em caráter terminativo, o texto segue direto para a análise na Câmara dos Deputados.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF