Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
5/5/2009 12:55
Rodolfo Torres
A Câmara deve adotar nesta terça-feira (5) a nova interpretação sobre o trancamento da pauta pelas medidas provisórias. Segunda essa nova concepção, a Casa pode apreciar determinadas matérias em sessões extraordinárias mesmo se a pauta estiver travada por MPs. Pelo entendimento anterior, nada poderia ser apreciado em plenário se uma medida provisória estivesse com prioridade.
Dessa forma, a Câmara deve apreciar nesta terça, em sessão extraordinária, o projeto que cria o cadastro positivo (uma espécie de cadastro para bons pagadores).
Em consulta ao Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), argumentou que projetos que não podem ser criados por meio de medida provisória (emendas à Constituição, projetos de lei complementar e decretos legislativos), não poderiam ser trancados pelas MPs.
A oposição chegou a entrar com um mandado de segurança no Supremo contra a nova interpretação. Contudo, o ministro Celso de Mello negou o pedido dos oposicionistas.
A pauta da Casa atualmente está trancada por duas medidas provisórias. Deputados precisam concluir a votação dos destaques à MP 457/09, que refinancia em 20 anos as dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e analisar a MP 458/09, que acelera a regularização fundiária de terras ocupadas na Amazônia Legal.
Temas
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
AGENDA DO PRESIDENTE
Lula abre conferência nacional de mulheres e prestigia posse de Fachin
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF