Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
3/5/2009 11:10
Rodolfo Torres
O diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo Carvalho, afirmou nesse sábado que os senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Efraim Moraes (DEM-PB), além do ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia, serão ouvidos no processo que apura eventuais desvios nos contratos do Senado para concessão de empréstimo consignado.
Segundo Pedro Ricardo, as recentes declarações do ex-diretor de Recursos Humanos da Casa João Carlos Zoghbi à revista Época "abrem uma nova vertente" nas investigações.
"Todo mundo que está citado mais cedo ou mais tarde terá que ser ouvido. Apesar de terem [Tuma e Efraim] foro privilegiado eles também serão ouvidos", afirmou ao repórter Marcos Chagas, da Agência Brasil.
O diretor da Polícia do Senado também afirmou que solicitará provas de Zoghbi, sobre suas recentes declarações. "Ninguém é louco de fazer uma acusação dessas sem ter prova."
Conforme destaca reportagem publicada pela Época, Zoghbi e sua esposa "afirmaram que há corrupção nas contratações do Sistema de Processamento de Dados (Prodasen), na comunicação social, no transporte, na vigilância e no serviço de segurança. Ao falar da área de taquigrafia, são mais específicos: 'A taquigrafia é um escândalo. O serviço público tem o órgão dele de taquigrafia e contrata uma empresa para taquigrafar e fazer o mesmo serviço', diz ela". (leia mais)
De acordo com o casal, Agaciel comandava uma "quadrilha" que controlava os negócios do Senado. "Agaciel deixou o cargo há dois meses, depois da denúncia de que havia registrado uma mansão sua em nome do deputado federal João Maia (PR-RN), seu irmão. 'Esses anos todos, o Senado tem dono. Um único dono', diz Denise, sobre Agaciel. 'Ele é sócio de todas as empresas terceirizadas (que têm contrato com o Senado)'".
Na segunda-feira (4) os responsáveis pela investigação vão definir como a Polícia do Senado atuará sobre as denúncias de Zoghbi. Os depoimentos iniciarão nesta semana e devem começar pelos jornalistas de Época.
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
Atualização Fiscal
Câmara aprova projeto que atualiza valores de bens no Imposto de Renda