Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
1/4/2009 14:15
Renata Camargo
Os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AL), e da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), firmaram um acordo nesta quarta-feira (1º) em que as duas Casas só aceitarão medidas provisórias que estejam dentro das exigências constitucionais de urgência e relevância. Segundo Sarney, eles vão propor ao presidente Lula que o Executivo somente envie ao Congresso medidas urgentes.
"Fechamos um acordo entre Câmara e o Senado no sentido de que nós vamos propor que as medidas provisórias sejam editadas apenas sobre matéria financeira e tributária, ordem interna e externa e calamidade pública", declarou Sarney à imprensa. "Com isso, nós reduziremos bastante a edição das medidas provisórias. É um grande avanço que nós tenhamos conseguido fechar um acordo imediatamente em torno desse assunto", complementou.
A intenção é restringir o número de MPs editadas para evitar que a pauta de ambas as Casas sejam constantemente trancadas pelas medidas. O acordo foi feito durante uma breve reunião entre os presidentes da Câmara e Senado e alguns líderes de partidos. "A posição será conjunta entre Câmara e Senado nessa medida tomada pelo presidente Temer. Todos os líderes concordaram em apoiá-lo", disse Sarney.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso