Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/3/2009 | Atualizado às 19:23
O processo contra a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006 continua à espera de um parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). Ele está nas mãos do vice-procurador eleitoral, Francisco Xavier, desde 19 de fevereiro. Por enquanto, não existe previsão da data em que o órgão emitirá seu parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o caso.
O caso que pode resultar na inelegebilidade de Roseana aconteceu meses antes do pleito para governador. O Congresso em Foco mostrou que seu comando de campanha teria doado R$ 168,7 mil para a coligação que tinha, em 2006, 116 candidatos a deputado federal e estadual. De acordo com a denúncia, o dinheiro foi usado em troca do apoio político dos três partidos e faz parte da prestação de contas da então legenda da senadora, o PFL, hoje DEM. Além disso, cartazes com a foto da senadora e então candidata ao governo junto com o nome dos deputados da União Democrática também são usadas no agravo. (leia mais)
A ação revela que a disputa judicial pelo governo do Maranhão está longe de acabar. Além disso, pode deixar o estado temporariamente sem governador. Na semana passada, o governador Jackson Lago (PDT) foi cassado pelo TSE por abuso de poder econômico e político nas eleições. Por enquanto, por decisão dos ministros, ele permanece no cargo até acabar a possibilidade de recursos judiciais. (Mário Coelho)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil