Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Igreja: excomungados por aborto podem ser perdoados

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Igreja: excomungados por aborto podem ser perdoados

Congresso em Foco

7/3/2009 | Atualizado às 18:57

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O arcerbisto de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, disse neste sábado (7) que os responsáveis por interromper a gravidez de um menina de 9 anos, grávida de gêmeos depois de ser estuprada pelo padrasto, podem ser perdoados pela Igreja Católica. A mãe da garota e os médicos foram excomungados por terem participado do aborto.

Segundo o arcebispo, responsável pela excomunhão, para receber o perdão os envolvidos devem se arrepender do que fizeram. “Não existe pecado sem perdão, mesmo para a pessoa que cometeu aborto. Agora, para receber o perdão é preciso arrepender-se”, disse o arcebispo, que participou hoje de uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

O aborto ocorreu na última quarta-feira (4) no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), da Universidade de Pernambuco (UPE). Segundo a equipe médica, o procedimento de interrupção de gravidez seguiu o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde em casos de gravidez de risco ou decorrente de violência sexual. A menina, segundo o diretor médico Sérgio Cabral, se encaixava em ambos os casos.

Repercussões

O caso da excomunhão de responsáveis por participar do aborto da menina de 9 anos tomou proporções internacionais. No Vaticano, o alto clérigo chegou a dar declarações de apoio ao ato de excomunhão. Os jornais de todo o mundo noticiaram os acontecimentos.

No Brasil, o presidente Lula criticou a posição da Igreja. Para Lula, o risco que a gravidez representava justificou o ato. “Como cristão e católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja Católica tenha um comportamento conservador como esse. Não é possível permitir que uma menina estuprada pelo padrasto tenha esse filho, até porque a menina corria risco de vida. Acho que, nesse aspecto, a medicina está mais correta do que a Igreja”, disse Lula.

Na tarde de hoje, o arcebispo José Cardoso Sobrinho rebateu as críticas. Ele disse que Lula deve procurar a assessoria de algum teólogo para falar com mais propriedade sobre o tema. “Se o presidente da República deseja fazer um pronunciamento sobre um tema teológico, eu sugeririra que ele primeiro tivesse ajuda de seus assessores que conheçam a doutrina da Igreja Católica”.

Ameaças

O Congresso em Foco tem acompanhado a história do padre e deputado Luiz Couto (PT-PB), que foi proibido pela Arquidiocese da Paraíba de celebrar missas por ter defendido, em entrevista ao site, o fim do celibato e o uso da camisinha (leia). O parlamentar é ameaçado de morte por ter atuado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou grupos de extermínio, encerrada em 2005.

Neste domingo (8), o site publicará uma nova entrevista com Luiz Couto em que o parlamentar afirma ser injusta a punição dada pela Igreja. (Renata Camargo)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Câmara dos Deputados

Erika Hilton convoca manifestação pelo fim da escala 6X1

2

Senado

Mecias de Jesus propõe acordo individual para trabalho aos domingos

3

Eleições partidárias

PT elege novo presidente do partido neste domingo

4

PEDRO CAMPOS

PSB quer Alckmin vice de novo e reforma sem vilanizar servidor

5

Audiência pública

Câmara debate aposentadoria especial para agentes de saúde

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES