Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Deputados aprovam multa para quem se envolver em trote

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Deputados aprovam multa para quem se envolver em trote

Congresso em Foco

18/2/2009 20:16

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara aprovou agora há pouco uma emenda substitutiva que disciplina a prática do trote estudantil. O texto prevê a aplicação de multas aos alunos e à instituição de ensino depois de comprovada ações consideradas vexatórias ou violentas contra os calouros. O dinheiro, de acordo com o texto, seria revertido para equipar a entidades sociais.

A emenda, de autoria dos deputados Flávio Dino (PCdoB-MA) e Carlos Sampaio (PSDB-SP), estabelece a aplicação de multa de até R$ 20 mil ao aluno envolvido com trote. No texto da emenda, fica proibido o trote que "ofenda a integridade física, moral ou psicológica dos novos alunos, que cause constrangimento, exponha de forma vexatória ou implique em pedido de doação de bens ou dinheiro". A proposta ainda obriga as instituições de ensino a "instaurar processo disciplinar" contra os alunos que descumprirem a nova lei.

A proposta causou fortes discussões em plenário. Deputados afirmaram que a medida só foi votada por conta de recentes casos divulgados pela imprensa. Entre eles, está o caso de Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, onde uma aluna teve queimaduras após terem jogado uma mistura de gasolina e desinfetante durante o trote.

Para o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), as atribuições do texto já estão previstas na legislação atual. "Existe prática de violência? Existe. Mas também existe o Código Penal", ressaltou. Flávio Dino, um dos autores da emenda, disse que sua proposta tem três objetivos: estimular o "trote cidadão", deixar claro que o trote violento e humilhante é proibido e prever um sistema de punições. (Mário Coelho)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Câmara aprova registro provisório a estrangeiros

Maranhão toma posse na Paraíba cercado por guerra judicial

Virgílio cobra ação do Conselho de Ética contra suspeitos

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES