Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mantega cobra maior participação de emergentes

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mantega cobra maior participação de emergentes

Congresso em Foco

7/11/2008 20:59

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu nesta sexta-feira (7) uma maior participação do G20 (grupo que reúne as maiores economias do planeta, incluindo os emergentes) nas decisões mundiais sobre o enfrentamento da crise financeira.

Atualmente, cabe ao G7 a tomada dos rumos econômicos. Esse grupo é formado pelos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Japão, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália.

“O G7 representa apenas uma parcela do poderio econômico mundial. Consideramos que é insuficiente para trazer a solução para estes problemas e estamos propondo que o G20, organismo que representa os 20 países mais importantes do mundo, deixe de ser apenas um órgão de reflexão como é hoje”, destacou o ministro.

Mantega chegou a dizer que, atualmente, os emergentes são “meros tomadores de cafezinho” nas reuniões dos países desenvolvidos.

Para o ministro brasileiro, uma alternativa para consolidar a participação dos emergentes é transformar o Bric (grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China) um grupo formal dentro das decisões do G7.

“A coordenação de nossas ações trará um novo bloco de poder a influenciar as atividades econômicas mundiais”, avaliou. O ministro reuniu-se nesta sexta com os ministros da economia da China, Índia, África do Sul, México e Rússia. Neste final de semana, em São Paulo, haverá o encontro anual do G20 financeiro. (Rodolfo Torres)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Prêmio ultrapassa a marca dos 400 mil votos

Vanucchi pede reconsideração de parecer sobre anistia

Alta dos alimentos ameaça meta de inflação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES