Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/11/2008 | Atualizado às 15:23
O líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC), apresenta na tarde desta terça-feira (4) um requerimento-convite para que os diretores dos bancos Itaú e Unibanco venham à Câmara esclarecer sobre a fusão das duas instituições financeiras, anunciada ontem (3). O pedido será encaminhado à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara. De acordo com o autor do requerimento, a intenção é avaliar a fusão do ponto de vista do consumidor.
“Eles serão convidados a prestar esclarecimento sobre a fusão e os impactos para o consumidor. Em curto prazo, essa fusão dá sinais positivos para a economia, tanto que ontem as bolsas subiram. Mas a médio e longo prazo, o sistema de concentração de serviços bancários pode trazer prejuízos para o consumidor. O receio é que com a concentração diminua a concorrência e aumente as tarifas bancárias”, justificou ao Congresso em Foco o líder Coruja.
Segundo Coruja, o requerimento também contemplará o convite ao diretor ou representante do Banco do Brasil. “Temos que avaliar também qual o impacto da MP 443. Sempre se advogou no sentido de que o sistema bancário não deveria ser concentrado, e sim que se deveria contribuir para o aumento da concorrência e abertura do mercado. Não é isso que ocorreu”, defende.
Para o parlamentar, a justificativa de que a fusão teria sido necessária por que o Unibanco estaria passando por dificuldades financeiras não convence. “Haveria sinais de que o Unibanco poderia estar passando por dificuldades, o que, de certa forma, a fusão tranqüilizaria o mercado, porque agora o banco não vai quebrar. Mas não sei se foi isso mesmo que aconteceu e a fusão, de qualquer forma, só é positiva a curtíssimo prazo”, avalia.
Com a fusão, os dois bancos farão parte do grupo financeiro Itaú Unibanco Holding, que passa a configurar como o maior banco do Hemisfério Sul e o 17º do mundo. O novo banco terá R$ 575 bilhões em ativos e patrimônio líquido em torno de R$ 51,7 bilhões. A empresa terá cerca de 4,8 mil agências, o que representará 18% da rede bancária brasileira. O processo de fusão ainda tem que ser aprovado em assembléia extraordinário dos acionistas do Itaú e do Unibanco, que deve ser realizada no final de novembro. (Renata Camargo)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores