Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/10/2008 | Atualizado às 20:45
O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve hoje (23) o desmembramento do inquérito que investiga o deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) e outros 24 envolvidos por suposto desvio de verbas da extinta Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia). A decisão veio após a análise de um recurso feito pelo parlamentar contra a decisão de dividir o processo, que ocorreu em abril deste ano.
A relatora do recurso, ministra Ellen Gracie, explicou aos demais ministros que decidiu desmembrar o inquérito, mantendo apenas Jader Barbalho no processo que tramita no STF, para facilitar o trâmite dentro do próprio Supremo. A defesa contestou, lembrando que, em junho de 2005, o próprio plenário da corte já havia julgado prejudicado pedido de desmembramento feito pelo Ministério Público Federal. Os advogados de Jader Barbalho ainda alegavam que todos os 25 acusados deveriam responder o processo na mesma instância.
Ellen Gracie, de acordo com o STF, disse que não houve avanços significativos no inquérito, o que só demonstra as dificuldades para se apurar todos os fatos sem desmembrar o processo. Esse foi o motivo que levou a ministra a acolher o pedido do Ministério Público Federal pelo desmembramento do inquérito, em abril último, “sem qualquer prejuízo à ampla defesa dos investigados”. A decisão foi unânime. (Mário Coelho)
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem