Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/10/2008 | Atualizado às 14:28
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o empresário Marcos Valério Fernandes e outras 16 pessoas envolvidas em esquema de fraude fiscal, extorsão e corrupção em três estados brasileiros. A Operação Avalanche, deflagrada hoje pelos policiais, desarticulou um grupo criminoso formado por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais que operavam em São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Segundo informações da PF, o grupo era dividido em três núcleos interligados. O primeiro mantinha contatos em órgãos públicos, como a Polícia Civil e Federal, Receita Federal e estaduais, obtinha informações privilegiadas sobre empresários com problemas no fisco e, a partir desses dados, exigia um percentual em dinheiro para possíveis soluções do problema.
O segundo grupo, de acordo com a PF, atuava em fraudes fiscais, praticadas por meio de importações ilegais. Empresas de fachada articulavam as importações e tinham abono de impostos feito por despachantes aduaneiros junto ao porto de Santos (SP). Essas empresas foram autuadas pela Receita estadual em mais de R$ 100 milhões.
No momento das autuações, o terceiro grupo agia para retirar o foco das empresas. Como tática de defesa, segundo a PF explica, o grupo instaurava inquéritos policiais para desmoralizar os fiscais responsáveis pelas autuações.
A Polícia Federal ainda não informou qual seria a atuação de Marcos Valério, acusado de ser o operador financeiro do chamado mensalão, escândalo que provocou a maior crise do governo Lula, em 2005. O empresário foi preso em sua casa, em Belo Horizonte, mas será transferido ainda hoje para São Paulo.
Foram cumpridos, nos três estados, 17 mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão. Até o momento, foi apreendido mais de meio milhão de reais. O grupo responderá por crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos. (Renata Camargo)
Temas
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso
DEPUTADO NOS EUA
Eduardo diz que "se for o caso" abre mão do mandato na Câmara