Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Marcos Valério é preso em operação contra crime fiscal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Marcos Valério é preso em operação contra crime fiscal

Congresso em Foco

10/10/2008 | Atualizado às 14:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o empresário Marcos Valério Fernandes e outras 16 pessoas envolvidas em esquema de fraude fiscal, extorsão e corrupção em três estados brasileiros. A Operação Avalanche, deflagrada hoje pelos policiais, desarticulou um grupo criminoso formado por empresários, despachantes aduaneiros, advogados e policiais civis e federais que operavam em São Paulo, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Segundo informações da PF, o grupo era dividido em três núcleos interligados. O primeiro mantinha contatos em órgãos públicos, como a Polícia Civil e Federal, Receita Federal e estaduais, obtinha informações privilegiadas sobre empresários com problemas no fisco e, a partir desses dados, exigia um percentual em dinheiro para possíveis soluções do problema.

O segundo grupo, de acordo com a PF, atuava em fraudes fiscais, praticadas por meio de importações ilegais. Empresas de fachada articulavam as importações e tinham abono de impostos feito por despachantes aduaneiros junto ao porto de Santos (SP). Essas empresas foram autuadas pela Receita estadual em mais de R$ 100 milhões.

No momento das autuações, o terceiro grupo agia para retirar o foco das empresas. Como tática de defesa, segundo a PF explica, o grupo instaurava inquéritos policiais para desmoralizar os fiscais responsáveis pelas autuações.

A Polícia Federal ainda não informou qual seria a atuação de Marcos Valério, acusado de ser o operador financeiro do chamado mensalão, escândalo que provocou a maior crise do governo Lula, em 2005. O empresário foi preso em sua casa, em Belo Horizonte, mas será transferido ainda hoje para São Paulo.

Foram cumpridos, nos três estados, 17 mandados de prisão e 33 mandados de busca e apreensão. Até o momento, foi apreendido mais de meio milhão de reais. O grupo responderá por crimes de corrupção ativa e passiva, extorsão, formação de quadrilha, contrabando e descaminho, quebra de sigilo e divulgação de dados sigilosos. (Renata Camargo)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Torturador com carteira assinada

Otimista, Lula descarta pacote para combater a crise

Crise se agrava com nova queda drástica nas bolsas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES