Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
25/8/2008 | Atualizado às 14:50
A Comissão de Direitos Humanos do Senado votará na próxima quarta-feira (27) uma série de projetos que tratam da proteção de crianças e adolescentes. Entre eles, está o Projeto de Lei 38/08, que declara a perda de valores e de bens utilizados no crime de exploração sexual de criança ou adolescente. De autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o projeto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e receberá decisão terminativa (sem a necessidade de ser analisada em plenário).
De acordo com a proposta, os valores apreendidos serão repassados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do estado no qual o crime for praticado.
O colegiado também deve apreciar o Projeto de Lei 417/07, que altera o ECA. De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a matéria obrigar que entidades públicas ou privadas que abriguem crianças e adolescentes, independente do período de tempo, a terem profissionais capacitados a reconhecer e reportar suspeitas ou ocorrências de maus-tratos ao Conselho Tutelar. A proposta também será votada em caráter terminativo.
A comissão ainda poderá apreciar um substitutivo à proposta de criação da Agência Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente (Anpca). De autoria de Cristovam Buarque (PDT-DF), o Projeto de Lei 50/05 propõe a criação de um órgão para definir as políticas destinadas ao público infanto-juvenil.
A agência seria subordinada à Presidência da República e trabalharia para estimular a prática dos direitos estabelecidos no ECA. A matéria também será votada em decisão terminativa.
Criação de municípios
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve analisar nesta semana o projeto de lei que muda as regras para a criação de municípios. A proposta regulamenta o processo de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, prevendo ainda a legalização de municípios instituídos entre 1996 e 2007, que tenham prefeitos e vereadores eleitos e empossados. A matéria, que inicialmente seria votada na semana passada, foi adiada para esta semana. (leia mais) (Rodolfo Torres)
Leia também
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime
Proteção Internacional
Câmara vai ouvir Lewandowski sobre asilo à ex-primeira-dama do Peru