Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
21/8/2008 | Atualizado às 20:06
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, requisitou na noite de hoje (21) ao presidente Lula o envio de tropas da Força Nacional de Segurança ao Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar a segurança da capital fluminense durante a campanha eleitoral. Agora, depende do presidente a autorização para que as tropas sigam para o estado.
Se Lula autorizar o envio, caberá ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, o planejamento de como e onde as tropas vão atuar no Rio de Janeiro. O presidente do TSE teve um encontro com Jobim nesta quinta-feira para discutir o assunto.
Na tarde de hoje, Ayres Britto recebeu um levantamento com as áreas do Rio de Janeiro que precisarão receber auxílio da Força Nacional durante a campanha eleitoral deste ano. O mapa foi entregue ao ministro pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral daquele estado, desembargador Roberto Wider. (leia mais) De acordo com Wider, as favelas da cidade do Rio de Janeiro e as cidades de Caxias, Nilópolis, Nova Iguaçu e São Gonçalo necessitariam de um reforço em sua segurança.
No mês passado, a Justiça Eleitoral recebeu a denúncia de que milicianos e traficantes de drogas estariam intimidando eleitores em comunidades carentes da capital fluminense. Sob ameaça de morte, os bandidos obrigariam esses cidadãos a votarem em determinados candidatos. Além disso, os outros candidatos e até mesmo jornalistas estariam sendo proibidos de entrar em comunidades do Rio de Janeiro. (Rodolfo Torres)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças