Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/7/2008 | Atualizado às 10:33
O Ministério Público Estadual (MPE) pediu a condenação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), por uso da máquina administrativa nas eleições (leia). De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o pedido foi encaminhado na terça-feira passada ao Tribunal Regional Eleitoral. O pedido se baseia em mensagens de correio eletrônico que Kassab, candidato à reeleição, enviou a subprefeitos na semana passada.
O prefeito tem prazo de 48 horas para apresentar sua defesa. Após a entrega da defesa, o juiz eleitoral tem 24 horas para decidir.
"Entendi que, ao agir daquela forma, ele fez uso indevido da máquina administrativa, interferindo no processo eleitoral", afirmou o promotor eleitoral Eduardo Rheingantz ao periódico paulista. A multa sugerida por Rheingantz está entre R$ 10 mil e R$ 100 mil.
Segundo denúncia do jornal Folha de S. Paulo, o prefeito paulistano enviou e-mails a subprefeitos nos quais pede "ações" em áreas onde uma pesquisa de intenção de voto estava sendo realizada. Devido a esse episódio, a candidata do PT à prefeitura paulistana, Marta Suplicy, pediu a cassação da candidatura de Kassab.
Por sua vez, os advogados de Kassab afirmaram que a conduta descrita pelo promotor não indica uso de máquina pública na campanha. (Rodolfo Torres)
LEIA TAMBÉM
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores