Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
29/7/2008 | Atualizado às 18:01
O desmatamento da floresta amazônica caiu 20% no mês de junho em relação ao mês de maio, segundo medição do sistema Deter do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com o Deter – Detecção do Desmatamento em Tempo Real – foram localizados 870 quilômetros quadrados da floresta com algum tipo de degradação. Nos mês de maio, eram 1.096 quilômetros quadrados desmatados.
O estado de Mato Grosso, considerado um dos vilões do desmatamento, apresentou redução de 70% quando comparado ao mês de maio. Já o estado do Pará apresentou aumento de 91%; foram 499 quilômetros quadrados em junho contra 262 quilômetros em maio. De acordo com o Inpe, este acréscimo se deu por conta do aumento da capacidade de observação. Enquanto em maio apenas 41% do estado puderam ser vistos pelos satélites, em junho a observação aumentou para 75% da área.
O instituto afirmou que os demais estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhã) não apresentaram desmatamento significativo.
A área observada livre da cobertura de nuvens correspondeu a 72% da Amazônia Legal. Dos alertas confirmados como desmatamento, 67% foram classificados como corte raso e 25% como floresta degradada. (Tatiana Damasceno)
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
MANOBRA NA CÂMARA
Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação