Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
14/7/2008 | Atualizado às 22:04
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, arquivou o pedido de Habeas Corpus (HC) feito em defesa de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.
Segundo o STF, o arquivamento ocorre em razão de os advogados de defesas terem entrado com o HC, no Supremo, antes do julgamento do mérito do processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Corte só poderia analisar o processo se houvesse “evidente constrangimento legal”.
No HC, os advogados defendiam a transferência de Beira-Mar do presídio federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para uma prisão do Rio de Janeiro. A alegação utilizada pelos magistrados é a de que o STF apontou a Vara das Execuções Penais do Rio de Janeiro como competente para executar as penas, em razão disso, a permanência de seu cliente em um presídio federal seria ilegal.
Mendes também usou a mesma regra para negar o Habeas Corpus feito em defesa de Felipe Alexandre da Costa, filho de Beira-Mar.
Costa é acusado de tráfico de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro. A prisão preventiva dele foi decretada em 25 de janeiro pelo Juízo da 2ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Paraná. (Erich Decat)
Temas
Recesso parlamentar
Girão pede suspensão do recesso para investigar INSS e Banco Master