Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CSS tem rejeição de 69% dos brasileiros das capitais

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CSS tem rejeição de 69% dos brasileiros das capitais

Congresso em Foco

2/7/2008 | Atualizado às 19:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa realizada pelo DataSenado indica que  69% dos brasileiros residentes em capitais são contra a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS).

A proposta do novo tributo tramita atualmente na Câmara, onde aguarda a votação de um destaque (proposta de alteração do texto original) para ser encaminhada para o Senado. O destaque é considerado com um “segundo turno” da votação da proposta, uma vez que ele tira a base de cálculo do tributo, ou seja, na prática enterra o novo imposto. A votação desse destaque deve ocorrer apenas depois do recesso parlamentar. Confira como os deputados votaram no texto-base que estabelece a criação da CSS.

De acordo com a pesquisa, realizada por telefone, 80% dos intrevistados consideram a CSS uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), extinta pelos senadores no final do ano passado.

A rejeição pode ser explicada pelo fato de que a CSS, caso seja aprovada pelo Congresso, funcionará nos moldes da extinta CPMF, com uma alíquota de 0,1%. A princípio, os recursos arrecadados, estimados em cerca de 11 bilhões, serão destinados exclusivamente para a saúde. Aposentados, pensionistas e trabalhadores que ganham até R$ 3.038 por mês estarão isentos da cobrança.

O levantamento também mostra que apenas 21% dos entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos são a favor do novo tributo. Esse índice sobe para 39%, entre aqueles que têm rendimentos de até dois salários mínimos.

Dados regionais

Segundo o DataSenado, a maior aceitação pela criação da CSS se concentra nas Regiões Norte e Nordeste, onde foi registrado o apoio de 33% dos entrevistados. Já no Sul, esse valor chega a 28%, sendo que no Sudeste e Centro-Oeste, os índices são, respectivamente, de 27% e 24% pela aprovação.

O DataSenado ouviu, entre 6 e 16 de Junho, 1.120 pessoas com mais de 16 anos residentes em capitais. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Antes de se posicionarem sobre o assunto, os entrevistados foram informados que a de CSS prevê a cobrança de 0,1% sobre operações financeiras. (Erich Decat)

Confira a íntegra da pesquisa

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Senadores comemoram libertação de Ingrid Betancourt

Deputado nega desvio de recursos do PAC

Senado discute recursos para educação

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES