Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Lula sanciona hoje reforma do Código Processual Penal

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Lula sanciona hoje reforma do Código Processual Penal

Congresso em Foco

9/6/2008 | Atualizado às 16:45

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O presidente Lula sancionará hoje (9), em solenidade marcada para as 17h30 no Palácio do Planalto, o conjunto de proposições da mini-reforma do Código de Processo Penal. A informação é da assessoria de imprensa da Presidência da República, que ainda disse à reportagem ser possível um atraso na solenidade em razão de a reunião interministerial desta segunda, encerrada há pouco, ter atrasado em cerca de uma hora e meia.

O também chamado “Pacote da Segurança” é composto por três projetos de lei (PLs): o 4203/01; o 4205/01; e o 4207/01. Aprovados em segundo turno na Câmara, no final de maio, os PLs promovem mudanças substanciais em processos penais – os que estão por vir e os já em curso, que estarão sob vigência das novas normas após a sanção.

Entre as principais mudanças está a que altera o funcionamento do Tribunal do Júri, que é responsável pelos julgamentos dos crimes dolosos contra a vida. Com a sanção do PL 4203/01 (leia mais), fica extinto o recurso “protesto por novo júri”, que permite um segundo julgamento em condenações superiores a 20 anos de prisão.

 Já o PL 4205/01 define e proíbe a produção de provas por meios ilícitos, incluindo a prova ilícita por derivação e esclarecendo sobre as provas antecipadas, pericial e testemunhal. Considerada uma das grandes razões de indução a erro em julgamentos de crimes variados, as provas ilícitas - como a chamada prova forjada - em suma deixarão de ter valor judicial em processos de qualquer instância.

Por sua vez, o PL 4207/01 define, entre outros pontos, a competência privativa do Ministério Público para o exercício da ação penal pública. Além disso, esse projeto estabelece que o réu, as testemunhas de acusação e a defesa serão ouvidos pelo juiz em uma única audiência.

Os projetos que irão à sanção do presidente da República foram elaborados com o objetivo de tornar mais célere a prestação de Justiça, além de desafogar os tribunais Brasil afora. O excesso de processos em detrimento da quantidade reduzida dos juízes do país é uma das principais causas da criticada morosidade do Judiciário. (Fábio Góis)

Veja quais foram as propostas que integraram os dois pacotes da segurança pública e a respectiva tramitação no Congresso

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Justiça

Damares é condenada a indenizar professora por vídeo postado em redes sociais

Senado

Governo deve perder controle de quatro comissões no Senado

LEI DA FICHA LIMPA

Bolsonaristas articulam mudança na Ficha Limpa para tornar Bolsonaro elegível

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

MUDANÇAS PARTIDÁRIAS

Partido de Bolsonaro foi o que mais perdeu deputados; veja o balanço

2

CÂMARA

Entenda o processo contra os 14 deputados denunciados após motim

3

Câmara dos Deputados

Projeto inclui crime de adultização digital no Código Penal

4

JUSTIÇA

STF condena mais 119 réus pelos atos de 8 de janeiro

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Citando Felca, Hugo Motta pauta combate à adultização infantil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES