Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Mantida proibição de comissionado doar para eleição

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Mantida proibição de comissionado doar para eleição

Congresso em Foco

25/4/2008 19:30

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Filiados que ocupam altos cargos comissionados do governo federal não podem fazer doações nem contribuições a seus partidos políticos. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), editada em resolução em 6 de setembro de 2007, continua em vigor, apesar de mandado de segurança (MS 3710) movido por membros do primeiro escalão do governo Lula.
 
O TSE negou hoje seguimento para o MS ajuizado pelo chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Gilberto Carvalho, pelo assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia e pelo ministro da Secretaria dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
 
O ministro Arnaldo Versiani reforçou, em ato administrativo realizado ontem (24), o texto da resolução nº 22.585, que proíbe a doação ou contribuição a partido político feita por gestores públicos, ocupantes de cargos de direção e chefia.
 
Os petistas alegam que, caso forem impedidos de cumprir suas obrigações com a sigla, podem ser excluídos das atividades partidárias. Para sustentar o pedido de cancelamento da resolução do tribunal, justificam que há membros que contribuíam para o PT antes de serem nomeados para cargos de gestão e que não seria justo interromper o compromisso firmado ao filiarem-se.
 
Os partidos que eventualmente receberem doações ou contribuições de filiados que se enquadram nas proibições determinadas pelo TSE deverão devolver os valores. O comprovante da devolução feita ao filiado deverá ser entregue à Justiça Eleitoral, junto com a prestação de contas anual. (Sofia Fernandes)
 
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Paulo Renato nega uso irregular de dinheiro público

Parlamentares usam telefone clandestino

Receita desarticula esquema de fraude ao IR

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES