O presidente Lula destacou hoje (14) o aumento da venda de computadores e a ampliação do acesso dos estudantes das escolas públicas à internet durante seu programa semanal de rádio, o Café com o presidente.
Uma semana depois de ter lançado o Programa Banda Larga nas Escolas, Lula disse que o objetivo da iniciativa é proporcionar a 55 mil escolas do ensino básico acesso rápido à internet até dezembro de 2010. Ainda para este ano, o presidente prometeu mais 12 mil salas com computadores no ensino básico.
“Nós iremos atender, até 2010, 37 milhões de jovens do ensino fundamental. Nós vamos dotar as escolas públicas urbanas brasileiras de equipamentos que podem permitir que o nosso jovem possa aprimorar os seus estudos e possa produzir muito mais na escola”, afirmou.
De acordo com o presidente, a instalação de laboratórios digitais nas escolas públicas democratiza as oportunidades de estudo. “É uma conquista superior do ser humano. É uma conquista de cidadania importante para que as pessoas possam utilizar o computador como um instrumento de melhorar a sua vida, de prestar serviço, de receber informações, de estudar.”
Lula comemorou o aumento da venda de computadores em todo o país. Estima-se que cerca de 10 milhões de equipamentos tenham sendo vendidos no Brasil apenas no ano passado. “É importante que cresça porque no fundo o computador é uma ferramenta de trabalho importante para a maioria das pessoas”. (Edson Sardinha)