Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
4/3/2008 | Atualizado às 19:38
O presidente do Congresso, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), reunirá às 15h desta quarta-feira (5) os líderes partidários com apenas um propósito: entrar em acordo para a votação da proposta orçamentária deste ano. Deputados e senadores apreciarão o Orçamento a partir das 19h de amanhã.
Também participarão do encontro o relator-geral do Orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE), e o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador José Maranhão (PMDB-PB).
A oposição ameaça obstruir a votação caso o governo mantenha no texto o Anexo de Metas e Prioridades. Segundo o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a questão “está fechada”.
O impasse se deve a um acordo feito inicialmente entre governo e tucanos, segundo o qual o relator-geral do Orçamento, deputado José Pimentel (PT-CE), desistiria de direcionar R$ 534 milhões para obras do Anexo de Metas. O PSDB questionou a aplicação desse dinheiro depois de uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que noticiou um "contrabando" de emendas parlamentares para esse anexo.
Por sua vez, Pimentel destaca que os tucanos participaram de todas as votações do Orçamento. “Nosso parecer foi aprovado por unanimidade. Um partido [PSDB] votou contra o Anexo de Metas depois de a comissão decidir retirar os recursos para uma obra de um estado importante [foram retirados R$ 224 milhões da obra do Rodoanel, em São Paulo]. Fica a grande questão: por que renunciar depois de participar de todos os atos?", questionou o petista. (Rodolfo Torres)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Comissão de Direitos Humanos
PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares
IMUNIDADE PARLAMENTAR