Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Parlamentares apostam na internet para obterem votos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Parlamentares apostam na internet para obterem votos

Congresso em Foco

24/11/2007 | Atualizado 25/11/2007 às 9:53

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Erich Decat e Camilla Shinoda
 
O Prêmio Congresso em Foco 2007, além de apontar os melhores parlamentares do ano, também mostra que muitos dentre os concorrentes estão preocupados com a interatividade por meio da internet com seus leitores e eleitores. A disputa por uma posição na classificação ganhou espaço nos sites pessoais da maioria dos vencedores. Dos 41 congressistas que serão contemplados como o prêmio, 60% destacaram o concurso com matérias, notas, agradecimentos e até pedidos de votos. Os deputados, que fazem parte da lista dos 25 melhores de 2007, foram os que mais investiram na interatividade cibernética. Cerca de 68% recorreram às respectivas páginas de internet para anunciar a participação no concurso. 
 
Um exemplo dessa iniciativa é a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), 10ªcolocada na premiação. Em seu site, ela informa sobre o concurso e pede: "Vote na Deputada Federal Luiza Erundina para o ll Prêmio Congresso em Foco 2007. Clique aqui". Nessa mesma linha, também fizeram campanha os deputados Flávio Dino (PCdoB-MA), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Onyx Lorenzoni (DEM-RS), respectivamente 4º, 5º e 23º colocados. No caso de Lorenzoni, os Democratas tomaram a iniciativa de pedir o apoio dos navegantes da rede mundial para os parlamentares da legenda.
 
Outro exemplo de candidato "plugado" a seus leitores é o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), primeiro colocado na sua categoria no Prêmio Congresso em Foco 2007. Com notícias sobre o concurso, os leitores do seu portal puderam acompanhar passo a passo a votação, desde a seleção feita pelos profissionais de comunicação até o resultado final . O reconhecimento à primeira colocação na disputa também foi comemorado na internet com a publicação de uma nota do seu partido, parabenizando-o pelo feito.
 
Já Cristovam Buarque (PDT-DF), eleito pelos internautas como o melhor senador, preferiu usar o seu blog para dar destaque à enquete. Logo após o resultado, publicou notícia intitulada: “Cristovam é escolhido o de melhor atuação no Senado”.
 
A preocupação em manterem-se conectados com leitores e possíveis eleitores é uma realidade entre os parlamentares que podem manter um contato on-line com os milhares de brasileiros que navegam todos os dias pela rede mundial de computadores. De acordo com a última pesquisa do Ibope, o número de usuários que navegam mensalmente na internet residencial, no país, atingiu 20,1 milhões em setembro de 2007.
 
Esse valor corresponde a um crescimento de 47% em comparação como o mesmo período do ano passado. Ainda segundo o levantamento, ao considerar as conexões feitas nas residências, no trabalho e nos locais públicos gratuitos e pagos, o número total de pessoas com acesso à internet no Brasil chega a 36,9 milhões. O Ibope também calcula que com o uso de 22 horas mensais por pessoa, os brasileiros estão à frente dos americanos e dos japoneses quanto ao uso de Internet residencial.
 
O prêmio
 
A intenção do prêmio é estimular os cidadãos a analisarem o desempenho dos seus representantes no Congresso, exercitando-se na arte de separar o joio do trigo na política brasileira. Seus objetivos são assim definidos no regulamento:
 
"Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacarem no cumprimento de suas obrigações neste primeiro ano da nova legislatura (a partir de 1ºfev2007);
 
Valorizar os bons exemplos, incentivando os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível;
 
Incentivar a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na própria definição dos congressistas a serem agraciados;
 
Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania;
 
Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores e eleitoras vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos".
 
O Prêmio Congresso em Foco 2007 é patrocinado por Petrobras e Brasil Telecom, e apoiado por Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), restaurante Porcão, pela Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Clube do Choro, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia.
 
Para mais informações, clique aqui
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Aliados de Aécio investigados no mensalão mineiro

Manchetes dos jornais - 24nov2007

Manchetes das revistas - 27nov2007

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

4

MANOBRA NA CÂMARA

Eduardo Bolsonaro é indicado a líder da Minoria para evitar cassação

5

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES