Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manchetes dos jornais hoje - 15nov2007

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manchetes dos jornais hoje - 15nov2007

Congresso em Foco

15/11/2007 | Atualizado 16/11/2007 às 7:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
FOLHA DE S. PAULO

Lula defende democracia de Chávez
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não é possível criticar seu colega Hugo Chávez por falta de democracia na Venezuela e afirmou que, naquele país, o que não falta é 'discussão'. 'Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa, inventem uma coisa para criticar. Por falta de democracia na Venezuela não é', afirmou o presidente, ao final de um evento no Itamaraty.

Novo pedido de cassação de Renan passa em conselho
O Conselho de Ética do Senado aprovou ontem, por 11 votos a 3, o relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM) que pede a cassação do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro no caso de sociedade em rádios de Alagoas. O senador deverá ser julgado no plenário da Casa na quinta.

Oposição anuncia obstrução e ameaça emperrar a CPMF
Um dia depois de o governo vencer a primeira batalha para aprovar a prorrogação da CPMF no Senado, a oposição anunciou obstrução às votações em protesto pelas manobras governistas na Comissão de Constituição e Justiça e contra a aprovação de uma medida provisória na Câmara que permite o repasse de verbas do PAC a Estados e municípios em período eleitoral.

Juízes podem receber acima do teto do funcionalismo, diz CNJ
Em nova decisão de caráter corporativo, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) assegurou aos cerca de 6.000 juízes da União o direito de receber verba extra acima do teto salarial do funcionalismo, de R$ 24.500. A gratificação de até 35% da remuneração havia sido extinta em 2003.

Economistas que criticam política econômica são afastados do Ipea
Quatro pesquisadores independentes e considerados não alinhados ao atual pensamento econômico do governo foram afastados nesta semana do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), no Rio, pela nova direção do instituto, vinculado ao Núcleo de Assuntos Estratégicos, comandado por Roberto Mangabeira Unger. São eles: Fabio Giambiagi, Otávio Tourinho, Gervásio Rezende e Regis Bonelli. Os dois primeiros, que estavam cedidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), foram informados de que seus convênios não seriam renovados no vencimento, em dezembro.

O ESTADO DE S. PAULO

Conselho pede que senadores cassem Renan
O Conselho de Ética do Senado aprovou, por 11 votos a 8, o pedido de cassação do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). A decisão foi tomada com base em parecer do senador Jefferson Peres (PDT-AM) apontando sete indícios de que Renan usou testas-de-ferro para comprar duas rádios e um jornal em sociedade com o usineiro João Lyra. Na mesma reunião do Conselho, Renan foi considerado inocente, por 9 votos a 5, da acusação de ter favorecido a cervejaria Schincariol. O pedido de cassação pelo caso das rádios vai agora a votação no plenário do Senado, já que absolveu Renan uma vez - quando ele foi denunciado por recorrer ao lobista da empreiteira Mendes Júnior para repassar dinheiro à jornalista com quem tem uma filha. A situação de Renan é considerada mais difícil desta vez, pois ele perdeu muito apoio entre os aliados, especialmente na bancada do PT.

Na quinta-feira, caso vai a plenário em sessão aberta
Viana quer desfecho rápido do pedido de cassação de Renan, alegando que não pode forçá-lo a prorrogar licença, que se encerra dia 26.

Lula sai em defesa da “democracia” de Chávez
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem em defesa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que no sábado se envolveu em polêmica com o rei da Espanha, na Cúpula Ibero-Americana. "Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa, inventem uma coisa para criticá-lo; mas por falta de democracia na Venezuela não é", disse Lula.

Procuradoria de MT vai à Justiça contra obra do PAC
Projeto nem começou e Ministério Público já entrou com ação por ter identificado “irregularidades e vícios insanáveis” em editais de licitação.

O GLOBO

Malha aérea vai mudar de novo contra caos nas férias
Pouco mais de três meses após determinar alterações na malha aérea do país para tentar pôr fim à crise aérea, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que o governo vai autorizar novas mudanças. A partir de 1º de dezembro, entra em operação uma malha aérea especial, agora na tentativa de reduzir a confusão nos aeroportos no período de férias. A malha emergencial vai funcionar até 15 de março, e as principais mudanças serão nos vôos que chegam ou saem de Congonhas, em São Paulo. A pista principal do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi totalmente liberada para pousos e decolagens 15 dias antes do prazo previsto. Ela estava fechada para a segunda fase das reformas desde 20 de agosto. A terceira e última fase da obra só deve começar em abril, depois das férias. Para reduzir as filas de passageiros de vôos internacionais, a PF também deverá contratar agentes administrativos em caráter temporário.

Senadores aprovam novo pedido para cassar Renan
Pela segunda vez, o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfrentará no plenário da Casa uma votação pela cassação de seu mandato. O Conselho de Ética aprovou ontem a representação em que ele é acusado de usar laranjas na compra de uma rádio e um jornal. Na ocasião anterior, em sessão secreta, Renan foi absolvido. Desta vez, a sessão, marcada para dia 22, será aberta, mas com voto ainda secreto. Renan, que se reuniu ontem com o presidente em exercício do Senado, Tião Viana (PT-AC), articula um acordo com o governo: em troca da preservação de seu mandato, ajudaria a aprovar a CPMF.

Lula defende Chávez, que exige que rei se desculpe
O presidente Lula saiu em defesa de Hugo Chávez, dizendo que não falta democracia na Venezuela e voltando a apoiá-lo na intenção de disputar o terceiro mandato. Chávez disse que fará profunda revisão nas relações com a Espanha, ameaçou empresas que operam em seu país e exigiu desculpas do rei Juan Carlos, que no sábado ordenou que o venezuelano se calasse.

CPMF: governo não fará mais concessões
O presidente Lula disse que não fará novas concessões para aprovar a CPMF e criticou as contradições internas do PSDB. O governo está recebendo pleitos individuais de senadores que barganham voto no plenário.

CORREIO BRAZILIENSE

Máfia movimenta R$ 10 milhões por ano na Feira dos Importados
Investigações da Polícia Federal indicam que esquema era controlado por sete irmãos libaneses. Quatro atuavam em Brasília e três em Ciudad Del Este, no Paraguai. Mercadorias eram autênticas, mas chegavam ao DF por meio de contrabando e em pequenas quantidades, para não levantar suspeitas.

Emprego em alta
Abertura de postos de trabalho com carteira assinada chega a 1,812 milhão no país e, em apenas 10 meses, já ultrapassa em 16 mil vagas o recorde de 2004.

O vaivém de Jobim
Na segunda-feira, ministro previu atrasos e cancelamento de vôos. Mas, ontem, mudou de idéia e disse que aeroportos estão preparados para enfrentar feriadão.

Mais sete razões para Renan ser cassado
Por 11 votos a três, Conselho de Ética do Senado aprova parecer que recomenda a cassação de Renan Calheiros. Ele é acusado de usar laranjas para comprar empresas de comunicação em Alagoas. Relatório lista sete indícios de irregularidades cometidas pelo senador. Falta agora a votação no plenário, onde ele espera ser salvo pelo governo.

Após bronca do rei, Chávez faz ameaça
Venezuelano insinua retaliação a empresas espanholas, caso o rei Juan Carlos não se desculpe pelo "cala a boca". O presidente Lula saiu ontem em defesa da "democracia" de Chávez.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Aqui "era" o país do futebol

Senado terá segunda chance para limpar imagem

Confira os números da votação no Conselho de Ética

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

Comissão de Direitos Humanos

PEC da Blindagem será recebida com "horror" pelo povo, afirma Damares

5

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Senadores ameaçam enterrar a PEC da Blindagem

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES