O advogado do empresário Marcos Valério e da ex-diretoria da agência de publicidade SMP&B reclamou hoje (22), durante o julgamento do mensalão, da “banalização” dos crimes apontados contra seus clientes. Segundo o advogado Marcos Leonardo, o Ministério Público Federal banalizou as acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
Como fizeram os defensores de José Dirceu e José Genoino, ele insistiu que a denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, não mostra que Valério cometeu crimes de forma individualizada. “Vossa Excelência não diz que Marcos Valério fez isso. Diz que ‘o grupo’ fez, ‘o núcleo’ fez”, reclamou Marcos Leonardo.
O advogado criticou a acusação de que a mulher de Valério, Renilda Souza, fosse sócia oculta em suas empresas. “Chega a ser ridículo dizer que a mulher é laranja do marido". O advogado do empresário disse que Renilda é sócia de Valério e lhe passou procuração para atuar em nome dela.
Marcos Leonardo refutou a denúncia de lavagem de dinheiro. Ele afirmou que o crime não foi configurado porque os valores não entraram no mercado formal para encobrir condutas ilícitas.