Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/7/2007 | Atualizado às 17:04
A CPI da Crise Aérea aprovou, há pouco, o requerimento para pedir à Aeronáutica os dados e o áudio obtidos a partir da transcrição das caixas-pretas do avião do Airbus A 320 da TAM que bateu, em São Paulo, na semana passada.
O presidente em exercício da comissão, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a CPI terá os documentos "nem que seja na marra".
Durante a reunião, também foi aprovado um requerimento que exige que todos os dados pedidos pela CPI sejam entregues em até 48 horas “sob pena de responsabilização”. Caso o prazo não seja cumprido, a CPI poderá determinar a busca e apreensão dos documentos solicitados.
Uma fonte da Aeronáutica disse que pode ser irresponsabilidade da CPI pegar apenas algumas informações, sendo que a investigação é muito maior, correndo o risco de chegar a conclusões falsas a partir de fatos colocados fora de contexto.
Em resposta, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que "não é a aeronáutica que tem que falar se a CPI está sendo ou não irresponsável". "Esta avaliação tem que ser feita pela sociedade", completou ele.
Entre os pedidos que foram analisados um em especial chamou a atenção do relator, Marco Maia (PT-RS): o convite para que o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), comparesse à comissão.
O pedido foi feito pelo deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG) que explicou que queria que o prefeito fosse convovado para esclarecer uma insinuação feita em seu ex-blog e agora boletim. César Maia teria levantado suspeitas de que a TAM só admitiu que a aeronave acidentada teve um problema mecânico na semana anterior à da tragédia que matou mais de 200 pessoas após sofrer pressão do governo.
No entanto, o próprio requerente retirou seu pedido, esclarecendo que no depoimento do vice-presidente da TAM, Rui Amaro, realizado ontem, a questão já havia sido respondida. Amaro lembrou que a TAM fez uma entrevista coletiva na manhã seguinte ao acidente e que não daria nem tempo do Planalto ter entrado em contato com eles para fazer pressão.
A reunião da CPI começou às 10h e está sendo realizada no plenário 2 da Câmara. Após a votação dos requerimentos os deputados ouvirão o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho. O órgão está à frente da investigação do acidente com o avião da TAM (leia mais). (Soraia Costa e Lucas Ferraz)
Matéria publicada em 26.07.07, às 10h56. Última atualização às 11h27.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil