Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
23/12/2010 0:58
[/caption]Fábio Góis
Na última atividade de 2010, o Congresso não conseguiu aprovar na noite desta quarta-feira (22) um projeto de resolução que, com a chancela do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), permitiria que congressista não reeleito pelo voto popular fosse indicado para integrar, em 2011, o Parlasul - o Parlamento do Mercosul, bloco político-econômico composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Se fosse aprovado, a proposição serviria como uma espécie de prêmio a deputados e senadores que, derrotados nas urnas em outubro, ficariam sem função política a partir de fevereiro do próximo ano.
Entenda o caso: Congresso insiste em volta de parlamentar biônico
Incluído como último item da pauta da sessão que aprovou o orçamento de 2011, o projeto ressuscitaria a figura do "parlamentar biônico". Como também adiantou o Congresso em Foco nesta quarta, a iniciativa poderia fazer o Uruguai deixar o bloco. A informação foi repassada ao deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), ex-presidente do Parlasul, pelo vice-chanceler do país vizinho, Roberto Conde.
Durante a votação do orçamento, o DEM designou como líder em plenário o senador Heráclito Fortes (PI), um dos potenciais beneficiários do projeto de resolução. Com isso, o parlamentar teria a prerrogativa de encaminhar votação pelo partido, fazer obstrução e outras medidas regimentais.
A ementa do projeto chegou a ser lida pelo deputado que presidia a sessão, Odair Cunha (PT-MG). Mas não houve discussão e nem votação.
Ao final da sessão, Dr. Rosinha demonstrou alívio à reportagem. O petista quer agora a aprovação de uma proposição exigindo eleições diretas para membros do Parlasul, entre outras limitações. "Em fevereiro ou março a gente aprova uma nova resolução, mas sem essa história", declarou o deputado, que iria esperar até a meia-noite para garantir a rejeição da matéria.
Àquela altura, Heráclito não estava mais no plenário da Câmara, onde ocorria a sessão.
Veja a íntegra do projeto de resolução que não foi votado
Temas
DEFESA DA ADVOCACIA
OAB pede reunião urgente com INSS após postagem sobre benefícios
AGENDA DO SENADO
Pauta do Senado tem isenção do IR e proteção a direitos sociais
A revolução dos bichos
Júlia Zanatta diz que galinha pintadinha é "militante do PSOL"
TENTATIVA DE GOLPE
STF começa na sexta a julgar recurso de Bolsonaro contra condenação
SEGURANÇA PÚBLICA
Entenda o projeto de lei antifacção e o que muda no combate ao crime