Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
9/12/2010 18:35
Renata Camargo
No próximo domingo (12), os brasilienses são esperados nas ruas, vestidos de verde e amarelo, para protestar contra a corrupção. A partir das 9h, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, - muitas vezes, palco de escândalos políticos - dará a largada a uma mobilização nacional de combate à corrupção. Entidades ligadas à Lei da Ficha Limpa realizam a 1ª Corrida contra a Corrupção, ação que dará início ao projeto "Venceremos a Corrupção".
"As cores vão simbolizar o amor que temos pelo país. Vai simbolizar também três grandes avanços que tivemos neste ano: a Ficha Limpa, o combate ao tráfico no Rio de Janeiro e a Lei Complementar 131, que criou o Portal da Transparência na União, estados e municípios", explica o conselheiro Duque Dantas, do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), um dos idealizadores do projeto.
Segundo Duque, são esperadas neste domingo mais de 3 mil pessoas, sendo que 900 delas corredores. Entre os participantes, estarão atletas renomados. Além do velejador Lars Grael, da corredora Carmem de Oliveira - primeira mulher a ganhar a São Silvestre -, do corredor Altamiro Cruz (Didi), campeão Panamericano, que já haviam confirmado presença, também estarão na corrida os atletas Ricarda, do vôlei, Pipoca, do basquete, Hugo Parisi, salto ornamental, e Romualdo Dantas, do judô.
"Convidem toda a família para participar. Será um momento importante", diz Duque. Segundo o conselheiro, a corrida faz parte de um projeto maior que, a partir do próximo ano, terá várias iniciativas de combate à corrupção. Entre as ações, está a construção de um projeto de lei de iniciativa popular com propostas de reforma política, a ser encaminhado ao Congresso.
A corrida será realizada três dias após o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado hoje (dia 9 de dezembro) em todo o mundo. O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio do site Congresso em Foco, é "sensibilizar e mobilizar a sociedade para esse tema tão importante" e "despertar as pessoas para o papel que cada uma deve desempenhar no combate a essa prática".
A corrida começará às 9h do domingo (12). A largada será em frente ao Congresso Nacional.
Corrida na Esplanada contra a corrupção
Saiba mais informações sobre a corrida
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores