Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Manifestantes invadem Câmara do DF para pedir saída de Arruda

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Manifestantes invadem Câmara do DF para pedir saída de Arruda

Congresso em Foco

2/12/2009 15:43

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
[caption id="attachment_37145" align="alignleft" width="300" caption="Estudantes e sindicalistas pressionam deputados a votar impeachment de governador"]Estudantes e sindicalistas pressionam deputados a votar impeachment de governador[/caption]

Edson Sardinha e Mário Coelho

Um grupo de cerca de 200 pessoas ocupa neste momento o plenário da Câmara Legislativa em protesto contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), e os deputados distritais envolvidos no inquérito da Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

"Eles precisam ver o descontentamento do povo"

Outras 200 pessoas estão do lado de fora, acompanhando discursos de sindicalistas e militantes de partidos de esquerda, que pedem a saída do governador. Um estudante, com nariz de palhaço, está dentro de um caixão, colocado em frente à mesa principal da tribuna.

O ato reúne estudantes, sindicalistas e trabalhadores que fazem parte do movimento "Fora, Arruda". A manifestação começou por volta das 14h30, quando dirigentes do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Distrito Federal protocolavam pedidos de impeachment do governador.

Depois de terem sua entrada barrada pelos seguranças, os manifestantes quebraram uma porta de vidro e o detector de metais localizados na entrada da Casa. Cerca de 50 estudantes subiram nas mesas, gritando palavras de ordem contra o governador e os deputados distritais. Na invasão, um segurança ficou ferido.

O presidente do diretório regional do PT, o ex-deputado Chico Vigilante, que protocolou o pedido de impeachment feito pelo partido, condenou a ocupação. "A ocupação foi um desserviço. Nós nunca quebramos nada. Isso é dar pretexto para outros dizerem que o movimento está errado", afirmou Vigilante ao Congresso em Foco. 

Agora, chega a seis o número de pedidos de impeachment de Arruda, acusado de comandar um esquema de pagamento de mesada para deputados distritais aliados.

Arruda foi flagrado em vídeo recebendo dinheiro, conforme mostra o inquérito da Operação Caixa de Pandora, de um assessor, que o acusa de comandar um esquema de cobrança de propina de empresas que têm contrato com o governo do Distrito Federal e distribuir recursos para deputados distritais aliados.

O governador alega inocência e diz ser vítima de uma armação política. Dois pedidos de impeachment foram protocolados ontem contra ele na Câmara Legislativa. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) também promete entrar, ainda esta semana, com processo para que o governador deixe o cargo.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Operação Caixa de Pandora

Temas

Reportagem Corrupção

LEIA MAIS

"Denúncias são extremamente graves", diz Gilmar Mendes

CCJ aprova retomada de diploma para jornalista

CCJ aprova projeto que cria o vale-cultura

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Tribuna

"Não era nada até ontem, era professora", diz Seif sobre deputada

2

Bolsonaro preso

Após Bolsonaro, deputados querem avaliação médica a todos na Papuda

3

SEU BOLSO

Veja quanto você pode economizar com a nova tabela do Imposto de Renda

4

Embargos

Bolsonaro ainda pode tentar novo recurso ao STF? Entenda

5

Judiciário

1ª Turma do STF forma maioria para negar recurso de Bolsonaro

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES